Gabriela Recco
A Associação Mãos do Bem, que atua no apoio a pacientes acamados em Morro da Fumaça, contou recentemente com a colaboração voluntária do morador do distrito de Estação Cocal, José Antônio Brunelli Monteiro, conhecido como Bananeira, para a recuperação e restauração de cadeiras de rodas utilizadas pela entidade.
Os equipamentos, que apresentavam desgaste pelo tempo de uso e que, seriam descartados, passaram por manutenção, troca de peças e ajustes, possibilitando que voltassem a ser utilizados no atendimento aos pacientes assistidos pela associação.
De acordo com a presidente da associação, Hilta Goulart Maccari, a iniciativa partiu do próprio morador, que se colocou à disposição para ajudar a entidade. Segundo ela, a ação tem um significado especial, já que a associação prestou atendimento à mãe de Bananeira. “Nós atendemos a mãe dele por mais de seis anos, fornecendo cama, cadeira e colchão, além de outras maneiras. Agora, ele retribuiu reformando nossas cadeiras. Esse gesto foi muito gratificante para todos nós”, afirmou.
Ainda conforme Hilta, para viabilizar a recuperação dos equipamentos, Bananeira organizou uma rifa de um boi de laço, confeccionado por ele, entre amigos praticantes da modalidade. O valor arrecadado foi utilizado integralmente na reforma das cadeiras de rodas. “Com o dinheiro arrecadado, ele conseguiu comprar o material necessário para a reforma. Iniciativas como essa são fundamentais para manter o atendimento e ampliar o alcance dos serviços prestados à população que mais necessita”, explicou Hilta.