Geral

Voluntárias do Berço de Jesus mantém rotina de doações

Voluntárias do Berço de Jesus mantém rotina de doações
Gabriela Recco

Há quase 30 anos, a entidade Berço de Jesus, do Centro Espírita Raio de Luz, em Morro da Fumaça, auxilia famílias necessitadas no município. Um trabalho voluntário com o propósito de amor em ajudar o próximo.

Uma vez por semana, voluntárias se reúnem no Centro Espírita para confeccionar kits de enxovais para bebês recém-nascidos. Cada kit contém edredom, travesseiro, fronhas, cueiros, conjuntos de rayon, casaquinhos de lã, fraldas de pano e descartáveis, manta, toalha de banho, lençol, casaquinhos, sapatinhos, entre muitos outros itens. Até uma naninha vai junto. Depois de montados, os kits são embalados cuidadosamente.

No cargo de diretora desde 2020, a voluntária Maria das Graças Henrique conta que nos dois últimos anos, mesmo na pandemia, os trabalhos não pararam. “Tivemos que nos adaptar ao momento, mas não deixamos de fazer os enxovais e doar. Em 2020 foram doados 78 enxovais, e em 2021 foram 97. É feito um cadastro da pessoa, e temos uma data específica para o dia da entrega”, explica. Além dos enxovais o Berço de Jesus também auxilia famílias necessitadas com a entrega de cestas básicas.

Em torno de 14 voluntárias se reúnem nas terças-feiras para produzir as peças de roupas. O Berço de Jesus conta com seis máquinas de costuras especializadas. “Sempre aceitamos as doações que chegam, todas são bem-vindas. Quem quiser colaborar pode doar, por exemplo, fraldas descartáveis e fibra para encher os travesseiros”, conta.

Retomada de eventos beneficentes

Devido a pandemia a Feira Beneficente e o Café Colonial, eventos que buscam angariar recursos financeiros para e entidade, não foram realizados. “O Centro Espírita trabalha com doações, e esses eventos foram criados justamente para nos ajudar nas despesas e investimentos do Berço de Jesus. Estamos nos preparando para retornar com a feira em abril, e o café no mês de junho”, completa Maria das Graças.

Entretanto, ela destaca a parceria com a Cooperativa Fumacense de Eletricidade/Cermoful. “O que nos salvou neste tempo foi o convênio do Fates. Se não fosse esse convênio não teríamos condições de atender essas gestantes no ano passado. Foi uma ajuda muito importante”, coloca.

Além deste trabalho, as voluntárias também confeccionam pijamas e toucas para asilos e clínicas psiquiátricas, de Morro da Fumaça e da região.

“Esse trabalho é maravilhoso. Faz seis anos que comecei aqui no Bercinho de Jesus, e desde então não larguei mais. É muito gratificante fazer parte. As mães que vem buscar nos agradecem de coração, a gente sente isso. É uma retribuição grande, porque recebemos o carinho delas. Aqui somos uma família”, finaliza Maria das Graças.

Voluntárias do Berço de Jesus mantém rotina de doações Voluntárias do Berço de Jesus mantém rotina de doações

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo