Geral

Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça

Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça

Diversas atrações ocorrem no local até o dia 21 de dezembro.

Centenas de pessoas prestigiaram a abertura da Vila Natalina de Morro da Fumaça envoltas em toda a magia do Natal. A programação deste ano teve início neste domingo, dia 25, com uma caminhada na Rua 20 de Maio, com parada para a benção do presépio em frente à Paróquia São Roque. Os participantes seguiram até a Vila Natalina, ao lado do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson, onde recepcionaram o Papai Noel e prestigiaram o acendimento das luzes que passam a embelezar a cidade.

A noite de abertura ainda contou com show dos tenores Delazeri e Juan Pablo, participantes do Programa Raul Gil, do SBT. “Agradecemos a todos que vieram prestigiar a abertura da Vila Natalina e da programação de Natal. Tudo foi preparado com muito amor e carinho para receber os fumacenses e visitantes de outras cidades. Temos uma extensa programação que segue até o dia 21 de dezembro e contamos com a presença de todos. Para este ano escolhemos a família como das festas, pois ela é o centro de tudo”, comenta a coordenadora de Cultura, Rosangela Pagnan Maragno, a Danda.

A Vila Natalina é uma iniciativa do Governo Municipal e conta com a parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) e da Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful). “O maior presente que deixamos é este trabalho. A festa é bonita quando o povo comparece. O nosso agradecimento é para todos aqueles que se envolveram na preparação da Vila Natalina e da programação”, fala.

Programação extensa

A programação segue na sexta-feira, dia 30, com o encontro de violeiros e gaiteiros a partir das 19h30min. Já no domingo, dia 2, a Vila Natalina será palco de apresentações de danças das Escolas da Rede Municipal de ensino e do Profas. O dia 7 será dedicado à Noite Gospel com preparação do Compem. Oficinas de artesanatos de Natal e de arte culinária, em parceria com a Diretoria de Agricultura, Agricultura Familiar e Epagri, também estão presentes na programação.

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), Fábio Souza, destaca a transformação pela qual a cidade está passando. “Agradeço ao prefeito Noi Coral, à Danda e a todos que se envolveram para que este momento acontecesse. Teremos um grande Natal em Morro da Fumaça. Com a ajuda de todos, a cidade fica cada vez mais feliz”, enfatiza.

Mais apresentações culturais estão programadas. No domingo, dia 16, acontece o Encontro de Corais. apresentações do Coral Infantojuvenil de Nova Veneza, Coral Eliane, Coral Cristal e Coral Va Pensiero. Já na quinta-feira, dia 20, a Banda Municipal e o Coral do Centro de Convivência e do Serviço e Fortalecimento de Vínculos sobem ao palco. “Estamos nos aproximando de mais um final de ano e com ele as famílias iniciam a preparação de suas festas. Desejo a todos os fumacenses os mais sinceros votos de paz e esperança. O Natal é um tempo de fé, de paz e renovação. Um tempo de perdão e de união. União entre famílias, amigos e em torno de nossa cidade. Vamos aproveitar este período do Natal para nos reconciliar, para amar ainda mais, sempre lembrando que o motivo principal é o nascimento de Jesus Cristo”, relata o prefeito Noi Coral.

Natal também em Estação Cocal

No domingo, dia 9 de dezembro, ocorre a abertura do Natal no distrito de Estação Cocal, onde a comunidade trabalhou na preparação da Praça da Paz, local que receberá a programação. Na data, o distrito recebe ainda a apresentação do Coral Infanto Juvenil do Colégio São Bento. “Mais uma vez temos a Vila Natalina em Morro da Fumaça, fruto de um esforço conjunto de pessoas que querem que os fumacenses tenham um excelente Natal, um local para visitar com os filhos e netos. Parabenizo e agradeço todos aqueles que se envolveram na organização deste espaço e da programação que teremos desta noite em diante. Agradeço também o prefeito Noi Coral que conseguiu administrar o município mesmo com tantas adversidades ao longo do ano”, cita o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

O prefeito destacou ainda, durante a abertura do Natal, as conquistas do ano que se aproxima do fim. “O ano de 2018 foi e está sendo de lutas e vitórias. Conquistamos e fizemos muitas coisas, investimos em todos os setores, bairros e localidades. Sabemos que ainda temos muito a fazer, mas com a confiança de todos os fumacenses seguiremos firmes para novas conquistas em 2019. Com o espírito de fé renovado, temos certeza que, unidos à população, começaremos o próximo ano com sentimentos ainda melhores em nossos corações. Vamos deixar o pessimismo de lado e ser mais otimistas, pensar para frente, sempre visando o melhor para o próximo e para Morro da Fumaça. Continuaremos contando com cada um de vocês em 2019 para seguirmos construindo uma cidade cada vez melhor”, salienta.

Decoração feita com material reciclável

As peças que enfeitam o local foram confeccionadas por diversas mãos. Papais e Mamães Noéis, Reis Magos, o Menino Jesus, árvores de Natal, entre outros, dão um brilho especial à Vila Natalina, criada pelo Governo Municipal em 2017. Danda ressalta que os materiais utilizados para fazer as peças são recicláveis, gerando uma grande economia. “O Natal de Morro da Fumaça é diferente, pois tudo dentro da Vila Natalina é com material reciclável. É um projeto muito lindo que ganha vida através das mãos dos nossos artesãos”, relata.

Marciano Bortolin / Assessoria de Imprensa

Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça Vila Natalina é aberta em Morro da Fumaça

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo