Geral

Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica prestam orientações em salões de beleza

Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica prestam orientações em salões de beleza

A Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça, por meio das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica desenvolvem nos meses de Julho e Agosto atividades educativas em salões de beleza, barbearias e centros estéticos do município com objetivo de orientar os profissionais que trabalham com corte de cabelo, estética facial, manicure e pedicures.

A blitz nos estabelecimentos é educativa e os fiscais distribuem o manual “Salões de Beleza e Estética”, produzido pela Vigilância Sanitária Municipal e que contém informações sobre os procedimentos corretos, durante a manipulação de produtos e objetos de apoio na prestação dos serviços. “Queremos evitar a transmissão de doenças virais, micoses e outras infecções por meio de acidentes que propiciem o contato direto com o sangue, no corte de unhas e remoção de cutículas. Também é importante que os profissionais sejam vacinados contra Hepatite B, tétano e difteria e apresentem boas condições de saúde”, destaca a responsável pela Vigilância Sanitária, Patrícia Satiro Zanette.

Para evitar riscos, os clientes precisam seguir algumas, entre elas, que cada um leve o próprio kit, o que evita o compartilhamento de objetos pessoais.

Preocupações

O risco mais preocupante é a possibilidade de se contrair doenças infecciosas como a AIDS (transmitida pelo Vírus HIV), a Hepatite B (transmitida pelo Vírus HBV) e a hepatite C (transmitida pelo Vírus HCV). “As hepatites B e C podem ser transmitidas por um pequeno sangramento provocado pela retirada de cutículas, por exemplo. Tanto manicures e pedicures quanto seus clientes podem se contaminar, caso alguns cuidados não sejam seguidos”, fala Patrícia.

Dia D de combate às hepatites virais acontece nesta sexta-feira

O mês de julho é todo dedicado ao combate das hepatites virais. Em Morro da Fumaça, além da mobilização em todas as unidades de saúde, a Secretaria do Sistema de Saúde prepara para esta sexta-feira, 27, o Dia D da campanha.

Durante todo o dia, serão realizados testes rápidos, verificação da pressão arterial e de glicemia em estrutura a ser montada no Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson, no Centro da cidade.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as hepatites virais atingem aproximadamente 20 milhões de pessoas no mundo, dos quais, 1,4 milhão morre a cada ano, em decorrência de complicações como insuficiência hepática, cirrose e câncer de fígado. “Precisamos alertar a população para este tipo de doença e da importância da prevenção. As orientações ocorrem durante todo o ano em nossas unidades de saúde, mas são intensificadas em julho”, fala o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Marciano Bortolin – Assessoria de Imprensa

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo