Saúde

Vigilância Sanitária realiza Dia D de Combate à Dengue em Morro da Fumaça

Vigilância Sanitária realiza Dia D de Combate à Dengue em Morro da Fumaça
ÉMERSON JUSTO / PMMF

Ação ocorre neste sábado (19) na praça em frente ao Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

Em alusão ao Dia Nacional de Combate à Dengue, que é celebrado neste sábado (19), a Secretaria Municipal do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social de Morro da Fumaça, por meio da Vigilância Sanitária, promove o Dia D de Combate à Dengue. A ação será realizada das 8h30 às 11h30 na praça em frente ao Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

Para a coordenadora da Vigilância Sanitária de Morro da Fumaça, Patrícia Satiro Zanette, a data serve de alerta para a população sobre a importância da eliminação dos criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor do vírus da dengue, zika e chikungunya. “O mosquito deposita seus ovos em reservatórios de água limpa e parada, como pratos de vasos de planta, garrafas e pneus velhos. Com as chuvas e as altas temperaturas do verão, a tendência é aumentar a proliferação do Aedes aegypti, já que ele encontra seu habitat perfeito para reprodução”, explica.

Além de orientações sobre os cuidados para prevenir a dengue, também serão entregues informativos com recomendações. “Adotando medidas simples estaremos combatendo a doença, por isso é fundamental conscientizar a população. No verão são intensificadas as campanhas, mas temos que ter precauções durante todo o ano”, ressalta a coordenadora.

Patrícia conta que todas as faixas etárias são suscetíveis à doença, mas em pessoas vulneráveis o vírus pode interagir com outras enfermidades pré-existentes podendo gerar complicações no quadro clínico. “Em casos mais graves, a expectativa de sobrevivência é mínima, mas os sintomas mais comuns são febre, dores musculares intensas, mal-estar, falta de apetite e manchas vermelhas no corpo. Não há tratamento específico para a dengue, por isso, em caso de suspeita, é necessário procurar um profissional da saúde para avaliação médica”, relata.

Novembro Azul

Em prol do Novembro Azul, a Secretaria do Sistema de Saúde também estará realizando atendimentos à população na praça, juntamente com o Dia D de Combate à Dengue. Além disso, as Unidades Básicas de Saúde (UBS) estarão abertas das 8h às 11h30, bem como as salas de vacinação.

“Os moradores que precisam se vacinar, ou ainda emitir a declaração de vacinação dos estudantes para matrícula e rematrícula na rede municipal de ensino e particular, poderão aproveitar para irem às UBS retirar ou vir até a praça. Aqui, também estaremos realizando testes rápidos, aferindo pressão e passando orientações aos presentes”, comenta a secretária do Sistema de Saúde e Desenvolvimento Social, Marijane Felippe.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo