Saúde

Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realiza ação de prevenção ao HIV

Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realiza ação de prevenção ao HIV
ÉMERSON JUSTO / FOTO: THIAGO SILVA – PMMF

Foi realizada a entrega de informativos, preservativos e repassado orientações à população.

Em alusão ao Dia Mundial de Combate à Aids, a Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça realizou uma ação de conscientização nesta quinta-feira (1). A iniciativa faz parte da campanha nacional de prevenção ao HIV/Aids e outras infecções sexualmente transmissíveis, denominada Dezembro Vermelho, instituída através da Lei n° 3504/2017. Foi realizada a entrega de informativos, preservativos e repassado orientações à população que circulava na sinaleira da cidade e aos arredores do Paço Municipal Prefeito Auzílio Frasson.

De acordo com a coordenadora da Vigilância Epidemiológica de Morro da Fumaça, Saiane Steinback, a campanha tem foco na prevenção, assistência, proteção e promoção dos direitos humanos das pessoas que vivem com HIV/Aids. “É uma luta nacional para que a população se previna e se conscientize a ter cuidado, utilizando a camisinha. É uma doença que não tem cura ainda, mas existe tratamento. Se a pessoa infectada seguir os procedimentos necessários, a carga viral ficará mais baixa, podendo até ser indetectável”, ressalta.

Ao longo da tarde, foram distribuídos, aproximadamente, 1200 preservativos. “A ação foi muito boa, conseguimos atingir um grande número de pessoas. Junto entregamos um informativo para conscientização e orientamos as pessoas a estarem realizando testes rápidos para detecção da doença. Todas as unidades de saúde do município realizam a testagem. É essencial realizar o teste regularmente, pois quanto antes for o diagnóstico e a pessoa começar a se tratar, menos vai sofrer com as consequências da infecção”, alerta Saiane.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo