Educação

Em vídeo, a interação entre professores e alunos

Em vídeo, a interação entre professores e alunos
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Desde o início da pandemia, Rede Municipal de Morro da Fumaça disponibiliza educação online aos alunos. Agora, profissionais gravam material para os estudantes.

Um forma diferente de aprender. Isso é o que está sendo proposto pela Secretaria do Sistema de Educação de Morro da Fumaça desde que as aulas presenciais foram suspensas em virtude da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). Ao criar o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), a secretaria possibilita que os alunos da Rede Municipal de Ensino tenham acesso aos conteúdos de forma remota.

Agora, depois das atividades repassadas, uma nova iniciativa é realizada para aumentar a interação entre professores e alunos. O pincel e o quadro foram trocados pelo microfone e a câmera e os profissionais gravam aulas que antes eram presenciais. Uma das professoras que gravou o material, Juliana Rocha Carvalho, que leciona Língua Inglesa na escola Zuleima Búrigo Guglielmi, destaca a empolgação em participar da iniciativa.

“É muito gratificante poder atender os alunos neste momento tão delicado que estamos vivenciando. As gravações das aulas proporcionam uma interação entre o professor e o aluno, que se faz necessária para um bom andamento das aulas”, comenta Juliana, acrescentando que esta é uma oportunidade de poder explicar, comentar e interagir com nossos alunos. “Assim é possível que haja um momento de carinho e afeto também, pois acredito que daqui a pouco, estaremos todos juntos novamente nas salas de aula”, projeta.

Além do estúdio montado na escola Pietro Maccari, os professores também tiveram a opção de gravar o material em suas próprias casas.

Assim que a edição dos vídeos forem concluídas, cada gestor fará a postagem do material em um dos canais do Youtube criados para esta finalidade e o link será repassado de forma restrita aos estudantes e familiares.

Em vídeo, a interação entre professores e alunos

????????????????????????????????????

Entusiasmo

A secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron relata que foi possível sentir o entusiasmo dos professores. “Muitos e já sentiam a necessidade de interagir com os estudantes, não se limitando apenas ao envio de atividades não presenciais pelo Ambiente Virtual de Aprendizagem. Durante as gravações alguns optaram em revisar atividades postadas em semanas anteriores, outros por fazerem demonstrações de atividades propostas, de explanarem conceitos essenciais relacionados aos conteúdos apresentados. Cada educador teve a possibilidade de enfatizar as questões mais relevantes de seu planejamento, bem como encontrar metodologias que pudessem valorizar a interação entre a escola e as famílias”, explica.

A Rede Municipal de Ensino já está na oitava semana de planejamento, momento que será dedicado apenas para a disponibilização dos vídeos. “Até o momento,  a Educação Infantil segue com as atividades não presenciais em Ambiente Virtual de Aprendizagem, contando com a interação dos professores com os pais ou responsáveis pelas crianças por meio de canais de comunicação, com o objetivo de orientar e de realizar o acompanhamento das atividades propostas e que atendam aos objetivos de aprendizagem nessa etapa de ensino”, cita o assessor da Secretaria de Educação, Marcos Silveira.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo