Política

Vereadores Laenio da Silva e Ricardo Guedin disputam Presidência do Legislativo Fumacense

Vereadores Laenio da Silva e Ricardo Guedin disputam Presidência do Legislativo Fumacense
Samuel Morgenroth Woyciekowski / CMMF

Vereadores Laenio (MDB) e Guedin (PP) disputam a eleição da Gestão do ano de 2023 do Poder Legislativo de Morro da Fumaça, eleições ocorrem nesta terça-feira, 13.

Duas chapas disputam a Mesa Diretora do Poder Legislativo de Morro da Fumaça na eleição que será realizada na noite desta terça-feira, dia 13 de dezembro. A Mesa Diretora é o órgão de direção da Câmara, composta por presidente, vice-presidente, primeiro e segundo secretários.

A primeira Chapa registrada é presidida pelo vereador Laenio da Silva (MDB) e possui a vereador Jorgia Guglielmi (PSDB), como vice-presidente, Alison Felix Bertan (PSD) como 1º secretário e Robson Francisconi (PP), como 2º secretário.

A segunda Chapa registrada tem como presidente Ricardo Guedin (PP), Ricardo Pacagnan da Rocha (PP) como vice-presidente, Luciano Formentin Pereira (PL) como 1º secretário e Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) 2º secretária.

O atual presidente do Legislativo, Robson Francisconi (PP), o Robinho, ocupa o cargo até 31 de dezembro, quando entrega a gestão da Câmara de Morro da Fumaça ao novo presidente eleito, que assume a instituição em 1º de janeiro.

A votação para escolha da nova Mesa Diretora terá votação nominal e aberta. Os cidadãos podem acompanhar a eleição presencialmente na Sede do Legislativo ou através da transmissão que será feita nas redes sociais da Câmara de Morro da Fumaça.

Atribuições do presidente

O presidente do Legislativo é o responsável pela gestão administrativa da instituição, e tem atribuições como gerenciar a aplicação do orçamento da Câmara. Ele também comanda os serviços auxiliares ou realiza qualquer outra atividade executiva.

Compete a ele também a condução das Sessões Ordinárias em plenário. O presidente dirige o processo legislativo, profere votos de desempate nas deliberações, promulga lei, decreto legislativo e resolução. O Presidente da Câmara possui mandato de um ano e é eleito junto com a Mesa Diretora pelo voto direto da maioria dos vereadores.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo