Geral

Vereadores debatem ações voltadas às pessoas em situação de rua

Vereadores debatem ações voltadas às pessoas em situação de rua
ASSESSORIA CÂMARA DE VEREADORES

Proposição do vereador Ricardo Guedin (PP) gerou debate e foi apreciado positivamente pelos vereadores presentes na Sessão Ordinária.

Na Sessão Ordinária de terça-feira, dia 09, o vereador Ricardo Guedin (PP) apresentou indicação para que a Prefeitura Municipal junto com o Departamento de Assistência Social de Morro da Fumaça, tomem providências em relação às pessoas em situação de rua que encontram-se vagando pela cidade e que frequentemente estão pela área central do município.

No pedido o vereador solicita que seja prestado o devido amparo, na forma da lei e efetivado a promoção da dignidade pessoal. “É algo que nossa cidade está vivenciando diariamente, vimos amigos e conhecidos até que passam por essa situação, nós tentamos ajudar de alguma forma, mas é preciso uma atenção especial do Executivo para que a situação seja resolvida, afinal, são seres humanos em uma situação delicada”, afirmou o vereador autor da proposição Ricardo Guedin (PP).

O Presidente do Legislativo, Luciano Formentin Pereira (PSL), que tem experiência como psicólogo clínico e atua com pessoas em situação de vulnerabilidade, acrescentou que procurou a Prefeitura e algumas pessoas que estavam em situação de rua já foram acolhidas. “Alguns casos conseguimos realizar a internação dessas pessoas que vivem em situação de risco, envolve questões sociais que merecem uma atenção especial de todo Poder Público, esse debate é importante e temos que tomar providências para que isso não se torne comum em nossa cidade”, disse o Presidente do Legislativo.

A vereadora Silvana de Vasconcelos (MDB) com formação em assistência social também tem experiência com a situação levantada pelo vereador Ricardo Guedin (PP) e contribuiu com o debate. “São pessoas que estão em uma situação delicada, que envolve questões de saúde pública também. Acredito que o Executivo tem pessoas qualificadas para prestar a assistência necessária para resolver esses casos através de políticas públicas. É muito importante essa indicação”, relatou a vereadora Silvana (MDB).

Com experiência como Secretário de Saúde, o vereador Robson Francisconi (PP)  comentou que em muitos casos há dificuldades em direcionar as pessoas em situação de rua para internação. “Muitos se opõem em serem encaminhados para a internação, também é preciso um trabalho psicológico envolvido”, explicou. Presidente do Legislativo Luciano Formentin pereira (PSL) complementou que em alguns casos que envolvem a segurança das pessoas que estão na rua e da sociedade em geral é possível fazer a internação compulsória em um trabalho conjunto entre a Prefeitura e Ministério Público.

A indicação do vereador Ricardo Guedin (PP) foi feita após ele presenciar diversas vezes nas imediações da Prefeitura e da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça pessoas em situação de rua. “Em uma dessas ocasiões que presenciei, encontrei conhecidos que não deveriam estar na situação que se encontram, pessoas que estão naquela situação por algum motivo que não sabemos. Talvez por falta de uma palavra amiga ou apoio ficam passando uma situação de risco, acredito sim que merecem a ajuda do Poder Público”, informou o vereador Guedin (PP).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo