Política

Vereadora sugere projeto socioambiental em parceria com a Fumaf e agricultores

Vereadora sugere projeto socioambiental em parceria com a Fumaf e agricultores
ASSESSORIA CÂMARA DE VEREADORES MF

A ideia foi sugerida pela vereadora Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP), através de indicação aprovada em plenário, que será encaminhada para o Poder Executivo.

Vereadora Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP), esteve visitando a Cidade vizinha Içara, onde conheceu o projeto “Reciclou-Levou”, onde moradores conseguem trocar material reciclável por alimentos. “Uma ideia muito interessante que me despertou atenção, por isso a indicação e sugestão para que possamos implantá-la também em Morro da Fumaça”, afirmou a vereadora.

Na indicação aprovada na Sessão Ordinária da última terça-feira, dia 23, a vereadora sugere que a prefeitura, junto com a Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (FUMAF) e Departamento Municipal de Agricultura sejam os responsáveis em executar a ideia. Na prática o cidadão entrega o material reciclável para um servidor que ficará responsável pela pesagem e entrega de um ticket “vale-feira” no valor do material que foi entregue, que poderá ser usado integralmente na compra de alimentos na Feira da Agricultura Familiar.

Uma outra parte da indicação complementa que todo material adquirido será destinado à associação de catadores de lixo ou entidade congênere, devendo esta, obrigatoriamente, estar oficialmente sediada na cidade, visando promover renda aos seus integrantes, através da venda destes materiais aos compradores interessados.

Além de contribuir com a preservação do meio ambiente, através da seletividade do material reciclável e sua correta destinação final, tal medida proporcionará: alimentação de qualidade aos cidadãos; geração de emprego e renda aos catadores de lixo; incentivo à agricultura familiar e, consequentemente, a fomentação da economia fumacense.  “A ação é extremamente voltada à preservação do meio ambiente e saúde pública, sendo que a concretização deste projeto, trará vários efeitos benéficos. Manteremos a cidade mais limpa, bem como garantirá que os resíduos coletados serão reciclados e reaproveitados, gerando emprego e renda a todas as partes envolvidas”, justificou a vereadora.

Nos próximos dias a vereadora Simoni Cechinel de Almeida Brina (PP) visitará a Associação de Catadores de Materiais Recicláveis de Forquilhinha (ACAFOR), onde buscará respaldo e ideias para sugerir a implantação de uma associação também em Morro da Fumaça.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo