Especial

“Vejo homem que morre de câncer de próstata por puro preconceito”, alerta fumacense curado da doença

“Vejo homem que morre de câncer de próstata por puro preconceito”, alerta fumacense curado da doença
GABRIELA RECCO

O fumacense Adair de Biasi, mais conhecido como Gino, 55 anos, venceu um câncer de próstata há um ano. De Biasi foi orientado pelo seu médio urologista a realizar o exame de PSA a partir dos 45 anos, quando esteve em uma consulta de prevenção. “Isso já faz uns dez anos, e desde então venho rigorosamente todo ano fazendo o exame. Até que no ano passado deu uma alteração”, conta.

Casado e pais de um filho, Gino iniciou o acompanhamento médico por ter antecedente familiar com a doença. “Eu perdi meu pai com câncer de próstata e sei o que ele passou. E ele não fez o exame de PSA”, relembra. O PSA é um exame de sangue que mede a quantidade de uma proteína produzida pela próstata – Antígeno Prostático Específico. Níveis altos dessa proteína podem significar câncer, mas também doenças benignas da próstata.

A partir do resultado iniciou uma bateria de exames até o diagnóstico final, o Câncer de Próstata. A doença na grande maioria dos casos cresce lentamente e não chega a dar sinais e nem a ameaçar a saúde do homem. Já em outras situações, pode crescer rapidamente, se espalhar para outros órgãos e causar a morte.

“Eu não sentia nenhuma dor e aparentemente estava normal. Quando recebi o diagnóstico levei um susto. Mas, graças a Deus estava bem no início, o que salvou minha vida. Porque como diz o médico, se eu demorasse mais alguns anos o caso não teria mais retorno”, pontua Gino.

“Hoje não faço nenhum tratamento, só de prevenção. Fiz um exame dos 45 dias, depois 90 dias e está tudo bem. Não tomo nenhuma medicação, não precisei fazer radioterapia nem quimioterapia. Simplesmente quando deu o diagnóstico logo em seguida fiz a retirada da próstata que era um câncer maligno. Agora vida que segue”, explica.

“A mensagem que eu deixo é simples e muito clara: façam seus exames de prevenção. A próstata quando der um sinal, já está tarde. Por isso a extrema importância do exame de sangue. Façam. É tão simples. Hoje vejo homem que morre de câncer de próstata por puro preconceito. Meu processo todo foi simples e sem dor”, alerta.

O mês de novembro é dedicado à conscientização e prevenção do câncer de próstata, que é o segundo mais comum entre os homens. A campanha tem como objetivo sensibilizar e conscientizar a população masculina em relação aos cuidados com a saúde e a importância da realização dos exames de prevenção contra o câncer de próstata.

Clique aqui, e saiba mais sobre o Câncer de Próstata.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo