Educação

Unesc Tec comemora um ano de atividades na formação de profissionais na área técnica

Unesc Tec comemora um ano de atividades na formação de profissionais na área técnica
ASSESSORIA UNESC

Projeto que nasceu durante a pandemia, atua em parceria com empresas e instituições.

Em momentos desafiadores, muitas pessoas optam por encarar a situação, em prol de seu objetivo de vida. E foi exatamente isso que a estudante do curso técnico em Podologia da Unesc Tec, Gislaine Cardoso Goulart Mendes, fez. Atuando há mais de 20 anos na área de beleza, ela decidiu iniciar o curso mesmo em um momento pandêmico, e não se arrepende. “Optei por Podologia, primeiro, porque sempre foi um sonho. Como já trabalho na área da beleza, pensei em algo que trouxesse mais conforto e saúde para minhas clientes. Assim, quando surgiu o curso na Unesc, que é referência em ensino, não perdi tempo e logo fiz a matrícula. Estou amando!”, conta.

Assim como Gislaine, centenas de outros alunos decidiram dar continuidade a um projeto de vida e escolheram a Unesc Tec para ajudar neste caminho. O projeto da Unesc para levar ensino técnico com a expertise de uma Universidade e baseado nas necessidades do setor produtivo regional, nasceu há um ano, e mesmo em tempos desafiadores, já colhe frutos.

Com um modelo híbrido, os alunos têm aulas mediadas por tecnologia e presenciais na Unesc, além de atividades práticas também em empresas e instituições parcerias – todas as aulas seguem protocolos de biossegurança. A Unesc Tec oferece uma metodologia de ensino própria, professores com experiência profissional e no ensino superior e a estrutura da maior universidade do Sul e do Extremo Sul catarinense.

À frente das atividades de ensino, estão professores altamente qualificados, com mestrado ou doutorado, incluindo docentes da própria Universidade, como Hugo Galvane Zapelini. Biomédico e mestre em Ciências da Saúde, ele atua em cursos de graduação da área da saúde da Instituição e também no Técnico em Necropsia. “Percebo que a Unesc Tec tem um potencial enorme para encaminhar ótimos profissionais para o mercado de trabalho. Trabalhamos com professores qualificados e uma ótima estrutura. Além disso, todos os cursos técnicos possuem um currículo em consonância com as necessidades dos diferentes campos de atuação profissional. E temos ainda estudantes extremamente interessados e muito comprometidos com a sua formação!”, ressalta.

Cursos baseados nas demandas regionais

A Unesc Tec, completa seu primeiro aniversário com 21 cursos disponíveis em Criciúma e Araranguá nas áreas de Design e Criatividade; Gestão e Negócios; Saúde e Segurança; Tecnologia da Informação e Tecnologias e Processos.

Segundo o diretor de Ensino de Graduação da Unesc, Marcelo Feldhaus, os currículos dos cursos técnicos oferecidos são focados no desenvolvimento de habilidades e competências para o processo da formação dos alunos, com forte relação ao mercado de trabalho. “Nossa experiência de formação é também fundamentada através do protagonismo de nossos estudantes, uma vez que o nosso projeto pedagógico compreende que a aprendizagem ocorre de forma ativa, com a atuação direta do estudante e tendo o professor como curador do processo de ensino e aprendizagem”, afirma.

Feldhaus ainda acrescenta que a formação técnica é essencial para contribuir no desenvolvimento socioeconômico e cultural da região. “Enquanto universidade comunitária, analisamos as diferentes demandas da sociedade propondo a criação de cursos com formação rápida, de excelência e com a experiência de estudar em uma grande universidade”.

A diretora da Unesc Tec, Giselle dos Passos Vieira, ressalta que em um ano de atividades, o projeto tomou corpo e já deve apresentar novidades em breve, com projetos de ampliação e possibilidade de fazer o ensino técnico concomitante ao ensino médio. Um dos pontos destacados por Giselle do trabalho realizado na formação de técnicos diferenciados, tem relação com as aulas práticas, que ocorrem em laboratórios da Universidade e em espaços fora da Instituição, por meio de parceria com empresas e instituições. “Por meio destas aulas, os nossos estudantes conseguem realmente vislumbrar e experimentar bem de perto como será o dia a dia no mercado de trabalho”, considera.

Giselle encara como um grande desafio institucional implantar um projeto como a Unesc Tec em meio a pandemia de Covid-19, vencido com louvor. “Os resultados são o fortalecimento da Unesc em mais uma frente. Com a mesma qualidade e seriedade da Universidade, a Unesc Tec está ajudando a fortalecer a nossa região, pois entrega ao mercado profissionais qualificados, que aliam o conhecimento técnico com a prática”.

O coordenador da Unesc Tec, Haron Fabre, reforça que um dos grandes diferenciais oferecidos aos alunos é a possibilidade de fazer um curso técnico oferecido por uma universidade que é nota máxima (conceito 5) no Ministério da Educação (MEC), além de aprender por meio do atendimento de pessoas da comunidade. “Nas aulas práticas, em vez de fazermos apenas em laboratório, também oportunizamos que os alunos atendam à comunidade”, comenta. Fabris lembra ainda que a Unesc Tec oferece vários cursos inéditos na região.

Matrículas abertas

As matrículas para novas turmas estão abertas na Unesc Tec. Para mais informações sobre os cursos e a forma de garantir a sua vaga, basta acessar o site (http://tec.unesc.net/), ou entrar em contato com o Setor Comercial, pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo