Educação

“A Unesc proporcionou a realização do meu sonho”

“A Unesc proporcionou a realização do meu sonho”
ASSESSORIA UNESC

No Dia da Universidade, exemplos como da acadêmica Miriã Brigido Procópio, reforçam a transformação proporcionada pela Unesc na vida de milhares de pessoas.

“Imagina ver uma criança lendo e saber que você foi responsável pelo desempenho? Poder contribuir para a qualidade do ensino, do aprendizado e no fortalecimento da construção do conhecimento? Isso não tem preço”. A reflexão é da jovem Miriã Brigido Procópio que, aos 26 anos, realiza o sonho de ser professora.

Miriã é acadêmica do curso de Pedagogia da Unesc, que está prestes a pegar o diploma, um feito que ficará para sempre em sua memória.

“Há alguns anos eu entrava no ônibus todos os dias para ir trabalhar e tinha que passar pelo terminal do Bairro Pinheirinho. Todas as vezes que o ônibus parava eu olhava o vai e vem dos acadêmicos, todos seguindo para as salas de aula com as suas mochilas. Tudo era lindo e me encantava. O campus era esplendoroso e aquela vontade de entrar em uma Universidade só crescia, mas tinha que ser aqui. A Unesc proporcionou a realização do meu sonho”, reforça.

A jovem de cabelos cacheados e de um tom de voz doce buscava outro importante incentivo: uma bolsa de estudos. “Eu sabia que sem a bolsa de estudos não seria possível permanecer na Universidade. Mas isso nunca me impediu de lutar. Corri atrás, conheci as diversas oportunidades que a Unesc oferta e me inscrevi em um dos programas, conquistando uma bolsa de  100% do Programa de Bolsas Universitárias de Santa Catarina (Uniedu) do Governo do Estado”, comemora.

A importância de uma instituição de ensino superior na vida de Miriã e de tantas outras pessoas é reforçada nesta quarta-feira (18/01), quando se comemora o Dia da Universidade. Estes espaços voltados à formação acadêmica e profissional, também são fundamentais na formação das pessoas, ampliação do senso crítico, entre tantas outras coisas. No caso de uma Universidade Comunitária, como é o caso da Unesc, a contribuição vai além: beneficia toda a região e, por consequência, a sociedade onde está inserida.

“Pode ser considerado lugar comum dizer que as universidades transformam vidas, mas isso precisa ser repetido todos os dias. Estas entidades formam verdadeiros cidadãos que, depois de anos de esforço e estudos, saem das salas de aula e dos laboratórios transformados e passam a contribuir com a comunidade onde vivem. É claro que na Unesc isso não é diferente. Todos os anos a nossa Universidade forma, não somente profissionais altamente qualificados, mas cidadãos que deixam a sua marca positiva por onde passam. A Unesc se aperfeiçoa constantemente, se reinventando na forma de ensinar, como é o exemplo da Graduação Multi, implantada em 2022, também por meio da sua estrutura física, com a melhoria de salas de aula, laboratórios e do campus como um todo, visando o bem-estar da comunidade interna e externa. Podemos afirmar que estamos na vanguarda da educação, levando sempre o que há de melhor para aqueles que ingressam em nossa Universidade”, enfatiza a reitora Luciane Bisognin Ceretta.

Lágrimas de alegria

Todo o ambiente transformador citado pela reitora não está distante da vida real da comunidade. Exemplo disso é a acadêmica Miriã, que veio de uma família simples, ajuda nas despesas de casa e conseguiu alcançar o sonhado diploma por meio das oportunidades que encontrou da Unesc. “Além de estudar, consegui estágio e hoje sou funcionária desta Instituição que tanto me acolheu e me deu muitas perspectivas”, diz.

A colaboradora do Programa de Relacionamento do Setor Comercial da Unesc é responsável pelo atendimento dos alunos do terceiro ano do Ensino Médio de outras instituições e apresenta cada espaço da Instituição, que é reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e entre as cinco não estatais mais empreendedoras do país.

“Minha função é atender, principalmente, alunos do terceiro ano do Ensino Médio que tem o sonho de ingressar em uma Universidade, assim como eu tinha. Quando recebo a visita me coloco no lugar de cada um. Para mim é um momento único, pois rememoro tudo o que vivenciei antes de chegar até aqui”, recorda, emocionada.

Pelos corredores da Unesc, Miriã carrega um sorriso no rosto, um brilho no olhar e leva no coração as amizades construídas e o carinho dos professores. “Tenho orgulho de falar que serei pedagoga e também de poder incentivar outras pessoas a ocuparem estes espaços porque a Unesc não realizou só o meu sonho, mas de muitas outras pessoas que passaram por aqui e outras que estão por vir. Essa foi a minha melhor escolha”, comemora ela.

Diversas opções

Pedagogia, curso escolhido por Miriã, é um dos 57 cursos de Graduação da Unesc, que possui ainda 50 cursos de Pós-Graduação, sendo 38 especializações, sete mestrados e cinco doutorados, além da Unesc Tec, a Escola Técnica que leva ensino técnico de qualidade e baseado nas demandas do mercado regional.

A Universidade é também reconhecida como de excelência pelo Ministério da Educação (MEC) e uma das 20 melhores Universidades não estatais do país, com forte destaque nacional e internacional na produção de pesquisas. A Instituição esteve, neste ano, no Ranking Universitário Internacional, conquistando a 9ª colocação como a Universidade mais citada do país na área de neurociência.

Atualmente, a Unesc conta com mais de 300 projetos vinculados, 21 programas vigentes, 800 acadêmicos bolsistas e mais de 70 acadêmicos voluntários, 75 cursos de graduação presencial e EaD, 51 cursos de especialização, oito programas de mestrado e cinco de doutorado.

São 155 laboratórios de ensino, 94 grupos de pesquisa certificados no Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e 404 projetos de pesquisa. Os atendimentos à população também são evidenciados por meio das clínicas integradas, que atendem, em média, 150 mil pessoas por ano.

Abraçada às causas da região e ao ensino de qualidade

A Instituição, que comemora 55 anos em 2023, realiza intensas atividades amparadas nos princípios e valores para cumprir sua missão no Ensino, na Pesquisa, na Extensão e na Inovação. “A Universidade, que abraça as causas do Sul há quase 55 anos, é sólida, ativa, transparente, plural, inovadora, tecnológica, forte e participativa”, resume a reitora.

A contribuição com a região na qual está inserida é comprovada por diversas iniciativas realizadas há mais de cinco décadas. Como exemplos, podem ser citados os Planos de Desenvolvimento Socioeconômico da Amrec e da Amesc; o hub de inovação Unesc Connect; os diversos projetos de Extensão presentes em todos os bairros de Criciúma e em cidades da região; os atendimentos à população na Saúde, no Direito, entre outras áreas.

O ano de 2022, que marcou o retorno pleno após o período da pandemia, contou ainda a implantação da Graduação Multi, voltada para os cursos de graduação presenciais com o objetivo de desenvolver habilidades e competências integrando os saberes relacionados à profissão escolhida pelo acadêmico, com o desenvolvimento necessário ao cidadão e profissional do século 21.

Por meio deste novo modelo, reforça a reitora, a Universidade se reorganizou e oferece uma contemporânea proposta formativa, muito além do que a Instituição já tinha, ainda mais qualificada e focada na excelência. “Fizemos também uma reorganização no ensino a distância (EaD)  e estamos oferecendo cursos em todo o Brasil, tanto de graduação quanto de pós-graduação. Além disso, organizamos todo o sistema de inovação da Universidade que se transformou em uma referência no país e fora dele”, diz.

Para festejar os 55 anos, a Universidade terá uma série de atividades, que inicia com a realização do Desafio Unesc de Beach Tennis, que ocorre nos dias 27 e 28, em Balneário Rincão.

Portas aberta

Os interessados em conhecer e fazer parte das experiências proporcionadas pela Unesc nos cursos de graduação em modelo presencial ou de Educação a Distância (EaD), podem entrar em contato com a Universidade para obter mais informações sobre as inúmeras oportunidades de bolsas, descontos e formas de ingresso pelo Whatsapp (48) 99915 0433.

Já quem procura cursos de pós-graduação pode entrar em contato pelo telefone (48) 3431 2626 e pelos cursos técnicos no telefone (48) 3431 2671 ou pelo telefone (48) 3431 4500 (Whatsapp).

A Central de Atenção ao Estudante (Centac) atende calouros e veteranos pelo Whatsapp (48) (48) 99644 0170 ou no (48) 3431 2545 e presencialmente das 8h30 às 21h. Mais informações e os detalhes de cada um dos cursos disponíveis podem ser obtidas no site unesc.net.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo