Soller
Variedades

Unesc em Dança: Em 2018, festival traz surpresa de renome internacional ao público

Bailarina Ana Botafogo vai estar na abertura do evento, dia 18 de outubro.

“Eu já não lembro mais da minha vida sem a dança. Ela sempre me proporcionou foco e me mostrou que, para qualquer coisa, é necessário ter determinação para que a gente possa superar os desafios da carreira”. A fala é de Ana Botafogo, primeira bailarina e diretora artística do Ballet do Theatro Municipal do Rio de Janeiro e a convidada especial da 19ª edição do Unesc em Dança. Bailarina de renome internacional e referência quando o assunto é dança, Ana estará em Criciúma especialmente para o evento, considerado o maior festival do gênero no Sul de Santa Catarina.

Station Telecom 125
Unicinco
Sicredi
Esdra
Top Textil
Daiani Salão de Beleza

Ana Botafogo estará na abertura do evento, no dia 18 de outubro, que ocorre a partir das 19 horas no Teatro Municipal Elias Angeloni, em Criciúma. A palestra da bailarina, onde ela fala sobre o desafio de viver para dançar, as dores e sacrifícios que um bailarino faz para levar toda a beleza lúdica, encanto e leveza ao público, está marcada para às 20 horas, após apresentações com grupos de dança convidados.

O objetivo do 19º Unesc em Dança, uma realização da Universidade e Ministério da Cultura é apresentar o panorama da dança, sob o aspecto não competitivo, buscando o aprimoramento técnico e artístico, garantindo o caráter didático pedagógico, contribuindo para o fortalecimento da linguagem da dança, formação de plateia e valorização da arte e da cultura.

Para isso, tem uma programação com apresentações gratuitas e abertas ao público em geral nas mostras Infanto-juvenil e Sênior, com a participação de bailarinos de diversos estados brasileiros, a partir dos sete anos de idade. O evento também traz palestras e cinco Oficinas de Dança abertas para comunidade interessada.

A coordenadora do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Amalhene Baesso Reddig,afirma que a produção do projeto cultural Unesc em Dança é feita em várias etapas e envolve muitos profissionais e parceiros: bailarinos e bailarinas, captadores, patrocinadores, curadores, palestrantes, iluminadores, oficineiros, equipe de fotografia e filmagem entre outros. “Pensamos a cultura como possibilidade de formação cultural e ainda como oportunidade para profissionalização de pessoas”, afirma Amalhene.

Inscrições abertas

O evento está em fase de inscrições de grupos e trabalhos coreográficos e os interessados em mostrar o seu trabalho podem se inscrever até o dia 1º de outubro. Um dos diferenciais do Unesc em Dança, é o cachê cultural, pago a todos os bailarinos participantes.

O produtor cultural do Setor de Arte e Cultura da Unesc, Maxwell Sandeer Flor explica que o processo de inscrições inicia com a análise técnica dos vídeos com as coreografias dos grupos de dança de interesse. A comissão curatorial fará a seleção por meio análise técnica e artística conforme o que estabelece o edital.

Programação

O festival ainda está em fase de escolha das coreografias que vão ser apresentadas no palco do Unesc em Dança, mas já há nomes confirmados para as oficinas e espetáculos.

Profissionais como Rodrigo de Andrade e Stanley Carvalho (Blumenau/SC), Carina Trombim (Curitiba/PR), Henrique Bianchini (São Paulo/SP) e Sandra Nunes (Florianópolis/SC) irão ministrar oficinas nos dias 19 e 20. Dança Contemporânea, Danças Urbanas, Shines Salsa, Ballet Clássico e Dança Improvisação são temas a serem abordados.

Além de Ana Botafogo, o evento trará palestras com profissionais como com Bia Mattar, de Balneário Camboriú/SC e Marco Aurélio Souza de Blumenau e o espetáculo “Narrativas em dois corpos”, com Diana Gilardenghi e Sandra Meyer de Florianópolis/SC.

O 19º Unesc em Dança tem o patrocínio da Lei de Incentivo à Cultura, Bistek Supermercados, Anjo Tintas, Giassi Supermercados, Tintas Farben, Construtora Locks, Betha Sistemas e TWA. Nessa edição conta ainda conta com o apoio cultural da Rádio Som Maior e Jornal A Tribuna.

Milena Nandi – Assessoria de Imprensa / Foto: Revista Evidência

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.


Topo