Unesc comunitária: A magnitude de uma universidade voltada à comunidade | Morro da Fumaça Notícias
Drogaria barato popular
Educação

Unesc comunitária: A magnitude de uma universidade voltada à comunidade

ASSESSORIA UNESC

No Dia da Universidade entenda mais sobre a trajetória da Unesc em seus 52 anos de história.

Não é por acaso que a Unesc é considerada uma cidade dentro de Criciúma. Com mais de 13 mil pessoas circulando diariamente (números fora da pandemia) e 190 mil metros quadrados apenas no campus da cidade, somados ao Parque Científico e Tecnológico (Iparque) e as unidades de Araranguá e Balneário Rincão, a Universidade reúne há 52 anos o principal patrimônio intelectual de toda a região e com importante participação no universo científico nacional e internacional.

Layze Guollo
Recco
Unicinco
Costa Serviços Contábeis
Daiani Salão de Beleza
CE Davi

Nesta segunda-feira (18/1) é celebrado o Dia da Universidade, data especial para a comunidade acadêmica e toda a comunidade do Sul do país, já que, tamanha sua dimensão, os benefícios são de todos que a envolvem direta ou indiretamente. A Unesc, tem sua construção como universidade compreendida nas três dimensões acadêmicas: ensino, pesquisa e extensão. Conforme a reitora da Universidade, Luciane Bisognin Ceretta, a excelência acadêmica no ensino: Colégio Unesc, escolas técnicas, graduação presencial e a distância, bem como ensino de pós-graduação, somados aos projetos de pesquisa e à extensão comunitária, assim como a presença do corpo docente formado em sua maioria por mestres e doutores e a oferta de mestrados e doutorados, diferem a Instituição e a qualificam e credenciam como Universidade.

A dimensão de todo esse universo, para a reitora, não pode sequer ser mensurada. “Acredito que a cada dia, a cada ação ou a cada solução coletiva encontrada por meio da Unesc a comunidade consegue entender um pouco mais da magnitude e da importância de uma Instituição como essa, que além de multiplicar conhecimento, busca por novas descobertas e análises científicas, por meio da pesquisa, e leva tudo isso à comunidade, através da extensão”, afirma.

Se por si só o termo “Universidade” já difere de “faculdade” e de “centro universitário”, o título de Universidade Comunitária se sobressai ainda mais. A nomenclatura, conforme Luciane representa um grande diferencial. “ Uma universidade comunitária não tem um dono e tem todo a sua arrecadação reinvestida para a própria comunidade acadêmica e comunidade externa, ou seja, não somos uma instituição com fins lucrativos. Quanto mais a Unesc cresce, mais a própria comunidade ganha”, afirma Luciane. “Somos muito gratos pelo reconhecimento que a nossa Unesc recebe da comunidade regional, bem como a todos os egressos, atuais estudantes, professores, funcionários e gestores que a construíram ao longo do tempo.

História de vitórias

O que hoje é a Unesc, Instituição que já formou próximo de 50 mil profissionais, começou com o primeiro passo dado em 1968, mais especificamente no dia 22 de junho deste ano, quando foi oficialmente criada a Fundação Educacional de Criciúma (Fucri).

A chegada do campus, no local onde fica até hoje, foi algum tempo depois, já em 1974. Antes disso, logo nos primeiros meses, as atividades nas dependências do Colégio Madre Tereza Michel, sendo expandidas depois para quatro unidades de ensino separadas, que formavam a União das Faculdades de Criciúma (Unifacri), o que iniciava caminho para a transformação em Unesc.

Transformação em Universidade

Na história cinquentenária da Instituição alguns capítulos tiveram destaque, entre eles a data na qual foi aprovada, por unanimidade pelo Conselho Estadual da Educação, a transformação de União das Faculdades de Criciúma (Unifacri) para Unesc. Foi no dia 17 de junho de 1997 que o título foi concedido à Instituição e comemorado por toda a comunidade acadêmica. Ali nascia a Instituição com a missão de “promover o desenvolvimento regional para melhorar a qualidade do ambiente de vida”, a qual defende até hoje.

Perfil comunitário reconhecido

Já com décadas de história na bagagem e milhares de profissionais formados em suas salas de aula, a Unesc foi reconhecida como Universidade Comunitária em 21 de outubro de 2014. A conquista foi possível graças a sanção da Lei das Comunitárias nº 12.881/13, que define, qualifica e dá as prerrogativas e finalidades das Instituições Comunitárias de Educação Superior (ICES), como a Unesc.

Porque estudar em uma Universidade Comunitária

Ao relembrar alguns dos principais capítulos da Unesc já é possível perceber seus diferenciais. Os motivos para escolher uma Instituição com esse perfil para sua qualificação acadêmica, conforme a reitora, são facilmente reconhecidos em uma simples visita ao campus. “Nós temos aqui uma diversidade de culturas, de conhecimento e de opiniões. Apesar de inúmeras diferenças que se somam, em comum nós temos o espírito comunitário, solidário e que é refletido no aluno. Todos são apaixonados pela nossa universidade”, destaca.

Quem escolhe uma Universidade Comunitária pode ser beneficiado com alguma das inúmeras opções em bolsas de estudo, passa a estar entre os melhores pesquisadores das mais diversas áreas e aplica todo o conhecimento teórico na prática em benefício da comunidade.

Para conhecer mais sobre as mais de 60 opções dos cursos de graduação da Unesc, além das opções em Ensino a Distância e pós-graduação basta entrar em contato pelo telefone (48) 3431-4500 ou pelo Whatsapp (48) 99915-0433.

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Cermoful
Topo