Colunistas

Uma eleição estilo fumacense

Uma eleição estilo fumacense

Já começou a campanha, os candidatos estão nas ruas. Entre as cidades de povo que gosta de eleição, Morro da Fumaça está na primeira fila. As eleições empolgam, as vezes levando alguns a extrapolar. Rivalidades, às vezes, duram semanas, meses, anos ou a vida toda. É desta última que eu extraio o primeiro fato a comentar na eleição.

O candidato de oposição é do MDB e de família tradicional deste lado, mas foi sem dúvida um lanço tentando fazer em 2020 o que o PP fez em 2016. Apesar de sigla tradicional e de família rotulada partidariamente falando, o Dr Juninho é a peça que o partido encontrou para mostrar intenção com a renovação.

Diferente de Noi Coral em 2016, Juninho não entra no páreo com a vantagem de enfrentar um adversário já desgastado pelo tempo. Pelo contrário, o tempo mais recente pode ser um forte adversário. Afinal, Noi Coral luta com as armas do Poder, um fator que sempre foi bem utilizado pelos emedebistas que estiveram na disputa.

Não se deve apontar favorito, seja pelo bem do favorito ou porque a prudência é o que se aprendeu em eleições passadas. Mas mesmo que eu quisesse arriscar um palpite no caso da “Fumaça” é um risco muito grande. Pelo que se observa, Noi Coral já percebeu isso e não tem desperdiçado oportunidade de estar onde o voto está. O Dr Juninho traz esta lição do ambiente familiar e põe o pé na estrada. Está bonito de ver o processo eleitoral de Morro da Fumaça. Mesmo que nada tenho contra os velhos e tradicionais da política, mas bonito ver que a disputa está entre nomes novos.

Olhem ao redor e verão que assim como em 2016, em 2020 Morro da Fumaça oferece um processo eleitoral com a digital dos novos tempos da política, mesmo que alguns eleitores ainda possam esperar ou até desejar métodos superados. Não se despreza a tradição, nem a história dos que construíram a história das eleições da cidade até agora, mas temos que enxergar que há mais fato novo do que apenas nomes na disputa. Tenho que a eleição de Morro da Fumaça ficou nivelada por cima.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo