Gabriela Recco
A comunidade de Mina Fluorita, em Morro da Fumaça, se reuniu em clima de emoção e religiosidade na noite deste sábado (11) para a missa que marcou o início da tradicional festa em honra a Nossa Senhora Aparecida. A celebração presidida pelo Padre Marcos Rech, teve início com a transladação da imagem da padroeira, que veio da comunidade do Rio Comprudente, em Cocal do Sul, até a igreja local.
Durante a missa, foi feita a troca do manto de Nossa Senhora Aparecida, gesto simbólico que representa renovação e gratidão. Outro momento marcante da noite foi a coroação das meninas, uma tradição que atravessa gerações há mais de 40 anos, que representarão a comunidade: Maria Clara da Silva Vicente foi escolhida rainha, Alice Recco de Souza recebeu o título de primeira princesa e Maria de Souza foi coroada segunda princesa mirim.
As candidatas contribuíram com a organização da festa por meio da venda de rifas, que juntas arrecadaram cerca de R$ 45 mil. A programação segue neste domingo (12), com a missa às 10h, com consagração a Nossa Senhora Aparecida e almoço no salão paroquial.
