Geral

De trailer, jornalista fumacense embarca com a família em expedição pelo Brasil

De trailer, jornalista fumacense embarca com a família em expedição pelo Brasil
GABRIELA RECCO

A fumacense Ana Minosso está encarando uma aventura ao lado do marido Guarany Pacheco e da filha Ana Laura, 14 anos. O casal de jornalistas que até então morava em Florianópolis, resolveu mudar de casa e embarcar num trailer. A expedição “Três no Trailer”, assim como eles deram o nome, tem como aventura rodar o Brasil.

“Percebemos na pandemia que não podemos adiar nossos sonhos. Um dia o Guarany voltou do jardim da nossa casa e disse: “já sei o que vamos fazer. Comprar um trailer e viver nele rodando o Brasil”, conta a fumacense. Na hora ela e filha toparam a ideia. “Aí começou a busca, a organização, venda ou doação de móveis, aluguel da nossa casa. Até que em novembro, definitivamente, deixamos nossa casa para viver na estrada”, destaca Ana.

Mudança na rotina

A jornalista conta que a rotina mudou muito. “Nossa busca constante é por água. Temos autonomia de energia no trailer, com placas solares, mas água precisamos a cada dois dias. Essa foi a primeira rotina que teve impacto: o que envolve água. Tomar banho de marinheiro (se molha, fecha a água, se lava e só depois abre a água de novo), usar mais utensílios descartáveis, lavar louça com mais cuidado”, explica a jornalista.

Para lavar as roupas, Ana conta que eles procuram sempre as lavanderias por onde param. “Mas nem sempre tem onde a gente para. Aí lavamos no trailer mesmo. Fazemos comida no trailer também e fazemos praticamente todas as refeições ali por causa da pandemia. Precisamos nos cuidar”.

Experiência, solidariedade e amizade

A família aventureira já passou por Santa Catarina, Paraná e está terminando de cruzar São Paulo. “Foram mais de 3,5 mil km, conhecemos ou visitamos mais de 100 cidades e nos instalamos em 14. Procuramos ficar em locais públicos, como praças, igrejas, próximos a órgãos de segurança”.

“Nós sabemos que é a experiência de uma vida. E estar imerso nisso deixa teus sentidos mais aguçados, você fica mais aberto e receptivo para as coisas do universo. Temos feito muitos amigos na estrada. São relacionamentos sinceros, porque não temos tempo para perder. Amanhã poderão não nos ver mais”, coloca. “Conseguimos traçar um mapa da solidariedade por onde passamos e levamos essas pessoas conosco, na viagem. Chamamos de amigos da estrada. É isso que mais tem nos marcado: o quanto a vida na estrada é rica e gratificante”, relata Ana ao site Morro da Fumaça Notícias.

De SC ao AM

A família pretende cruzar o Brasil até a Amazônia e depois o caminho de volta ao Sul. “A expedição ‘Três no Trailer’ vai continuar na mesma simplicidade, no mesmo jeitão, muita sintonia em família, muita aventura, lugares para conhecer e histórias para contar”, finaliza a jornalista.

Quem quiser acompanhar a aventura da família só seguir nas redes sociais (Instagram e Facebook).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo