Geral

Trabalho veterinário garante qualidade do produto animal em Morro da Fumaça

Trabalho veterinário garante qualidade do produto animal em Morro da Fumaça
Gabriela Recco

O Sistema de Inspeção Municipal (SIM) e atuação voltada a saúde pública, ambiental e bem-estar animal são algumas das atribuições do médico veterinário que atua no Departamento de Agricultura de Morro da Fumaça. Há cinco meses no município, o veterinário Diego Orlando, relata que o trabalho realizado em Morro da Fumaça vem ganhando muitos desafios.

No que se refere a inspeção de alimentos, o veterinário conta que o principal objetivo do SIM é garantir a qualidade e segurança dos produtos. “Hoje o município já conta com três empresas agroindústrias, uma que trabalha com queijo, outra com ovos e outra com mel. Tudo que é de origem animal precisa do SIM”, coloca. “Somos responsáveis pela inspeção e fiscalização dos produtos de origem animal. Também atuamos juntos aos estabelecimentos dando suporte aos que desejam iniciar nesse ramo e aos que já estão em pleno funcionamento”, completa.

Ele destaca a parceria com a Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) para garantir a qualidade do produto animal. “Nesse consórcio debatemos as melhores iniciativas para nosso município. A Amrec também já conseguiu o selo Sistema Brasileiro de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Sisbi), o que possibilita aos estabelecimentos fumacenses comercializar seus produtos para todo o território brasileiro”, pontua Orlando.

“Atuamos combatendo a clandestinidade por meio da fiscalização ativa, e, principalmente, de forma preventiva, orientando a população dos perigos de consumir alimentos sem origem definida”, destaca.

Controle de Zoonoses

Um trabalho inovador está sendo a realização de campanhas com controle e combate de zoonoses (doenças transmissíveis dos animais para humanos). “Já realizamos duas campanhas de vacinação antirrábica e aplicação de vermífugo em cães e gatos, onde obtivemos grande participação da população sendo atendidos mais de 130 animais. Um serviço gratuito a população. Estas campanhas são muito importantes, porque as doenças estão aumentando entre os animais”, explica o veterinário.

O veterinário ainda presta apoio à vigilância sanitária, vigilância epidemiológica, Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça (Fumaf), entre outros órgãos municipais, estaduais e federais.

“Realizamos atendimento ao público tanto em denúncias de maus tratos quanto para sanar dúvidas voltadas a saúde animal. A denúncia deve ser feita diretamente na Fumaf e eu acompanho a situação, orientando e auxiliando conforme o caso”, esclarece.

Além da graduação em medicina veterinária, Diego Orlando também é técnico em Agropecuária, pós-graduado em Gestão Empresarial, e atualmente está cursando pós-graduação em Defesa Sanitária e Tecnologia e Inspeção de Produtos de Origem Animal.

“Morro da Fumaça é uma cidade hospitaleira, gostei bastante daqui. Temos muitos projetos em andamento e a ideia é com o tempo fazer as pessoas se conscientizarem da importância de regulamentar seus produtos. Isso dá uma segurança para a população. Também queremos atuar com projetos de bem-estar animal, de orientações, projetos nas escolas, projetos de vacinação”, finaliza o veterinário.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo