Geral

Trabalho contínuo no combate ao Coronavírus em Morro da Fumaça

Trabalho contínuo no combate ao Coronavírus em Morro da Fumaça
MARCIANO BORTOLIN/ PMMF

A semana foi de muito trabalho durante a semana na busca por diminuir a disseminação do novo coronavírus (Covid-19) e não perderá a intensidade no fim de semana. O Governo Municipal de Morro da Fumaça e a Secretaria do Sistema de Saúde, junto à Vigilância em Saúde e todos os servidores da pasta trabalham para garantir atendimento de saúde à população.

Todas as medidas preventivas para evitar a disseminação do coronavírus estão sendo tomadas e há um planejamento para o momento se caso a situação piorar e a procura por ajuda médica aumentar. “A Administração Municipal tem focado os trabalhos na prevenção e no atendimento emergencial à população, neste momento de insegurança e incertezas. Como a recomendação é a permanência em casa, a Vigilância Epidemiológica está trabalhando juntamente com toda equipe da saúde para ter maior eficiência e evitar que as pessoas se dirijam às unidades de saúde e aos serviços de emergência sem necessidade”, comenta o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

Centro de Triagem

Um Centro de Triagem foi criado na Unidade de Saúde da comunidade de Vila Rica para atender os casos suspeitos e realização das coletas a serem enviadas ao Laboratório Central (Lacen).

Também foram suspensos os atendimentos eletivos e não emergenciais, assim como o atendimento odontológico nas unidades de saúde, mantendo-se os atendimentos de emergência, sendo orientado aos usuários que apenas utilizem os serviços de emergência em casos de extrema necessidade.

Os atendimentos médicos com especialistas foram cancelados, assim como atendimentos de fisioterapia, psicológico, entre outros para evitar a aglomeração de pessoas e a proliferação do coronavírus. Os atendimentos em grupo do CAPS foram cancelados, sendo mantidos os atendimentos emergenciais. “Este é um momento que todos precisam se ajudar para combatermos o coronavírus. Estamos reforçando todos os dias a importância que de as pessoas levarem essa situação a sério e de ficarem em casa nesse período”, ressalta o prefeito, Noi Coral.

Comitê

O município também ganhou um comitê que conta com integrantes da área da saúde, forças de segurança, bombeiros, Samu, entre outros. “O objetivo é trocar informações e acompanhar o plano de contingência criado com o objetivo específico de enfrentamento do coronavírus em Morro da Fumaça”, fala o secretário.

O vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo diz que toda a equipe segue trabalhando no enfrentamento a esse problema. “É preciso a ajuda de toda a população fumacenses. É um caso muito sério e que merece todo o cuidado possível. Por isso, reforçamos para que as pessoas evitem aglomerações, que realmente fiquem em casa, entre outras atitudes que ajudam a combater o coronavírus”, cita.

“Alô, Morro da Fumaça!”

A Secretaria de Saúde criou ainda um canal de atendimento chamado “Alô, Morro da Fumaça!” para que a população possa tirar as dúvidas antes de procurar os atendimentos nas unidades de saúde. Carros de som divulgam notícias aos bairros solicitando que a população evite o contato social e mantenham-se em casa nesse período de pandemia. “A Vigilância Sanitária, no decorrer da semana, fiscalizou e deu orientações nas empresas do município que ainda mantinham atividades, notificando quando necessário e autuando”, lembra Francisconi.

O secretário diz também que outras ações já estão sendo planejadas em conjunto para a tomada de decisões na área da saúde para atendimento da população. “Neste momento tão difícil são necessárias ações coordenadas de toda classe da saúde do município. A Secretaria da Saúde e o Hospital de Caridade São Roque são parceiros no enfrentamento do coronavírus”, pontua.

Assistência Social

Durante a semana, o Departamento de Assistência Social já passou a ter expediente interno, fazendo atendimentos por telefone. “Recebemos uma lista da Secretaria de Educação e temos e estamos vendo a realidade de cada família. Adquirimos mais cestas básicas para atender aqueles que mais necessitam”, explica o diretor do Departamento de Assistência Social, Fernando Frasson.

Decreto proíbe funcionamento de empresas

Outra atitude tomada para combater o Covid-19 é o Decreto nº 46/2020, que suspende até o dia 27 de março as atividades e os serviços privados do comércio em geral, com exceção aos serviços essenciais.

Devem deixar de funcionar neste período: escritórios de advocacia, contabilidade e engenharia, arquitetura, corretor de imóveis, financiamento e similares, empresas têxteis, confecções, facções, inclusive as que trabalham apenas com acabamento de peças de vestuário.

As indústrias não abrangidas pela suspensão imposta pelo decreto, deverão operar somente com sua capacidade mínima necessária, considerando-se como tal o equivalente a 50% de sua capacidade de pessoal para cada turno de trabalho. O decreto não invalida as providências descritas no Decreto 044/2020, de 19 de Março, ratificando-o, assim como ratifica o contido nos Decretos nº 509 e 515, de 17 de março, do Governo do Estado de Santa Catarina. As medidas poderão ser reavaliadas a qualquer momento de acordo com a situação epidemiológica do município.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo