Geral

Tecnologia de realidade misturada é atração na 7ª Feira de Inovação da Unesc

Tecnologia de realidade misturada é atração na 7ª Feira de Inovação da Unesc
ASSESSORIA UNESC

Equipamento foi apresentado por um ex-funcionário da Microsoft, que voltou ao Brasil com o objetivo de trazer a tecnologia para o Sul catarinense.

Misturar realidades pode parecer coisa de cinema, como nas interações do capacete da armadura do Homem de Ferro. Mas essa tecnologia está mais próxima do mundo real do que se imagina. Na tarde de quinta-feira (29/10), na 7ª Feira de Inovação da Unesc, o HoloLens deu vida a uma experiência em terceira dimensão, que em breve poderá ser vista nas dinâmicas de ensino da Universidade.

Com aparelhos e sensores que imitam as interações e os sentidos humanos, como toque e audição, o usuário se transporta para um mundo que compartilha o real e o virtual simultaneamente. Com o HoloLens vestido, é possível interagir com ambientes complexos, receber informações visuais sobre o que está ao redor e até interagir com cada objeto colocado, nos mais diversos níveis.

O equipamento foi apresentado pelo criador da HoloLab, Alexandre Vasques Gonçalves, que atuou por mais de três anos na Microsoft e agora busca trazer a tecnologia para o Sul do Brasil. Nos Estados Unidos, onde o equipamento foi construído, já é utilizado para treinamento policial e de bombeiros, assim como na execução de procedimentos de Engenharia e Medicina. “A ideia é formar mão de obra capacitada na região. Esta tecnologia pode ser empregada em áreas de todos os segmentos”, explicou

O HoloLens foi trazido ao evento pela Aditt (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia). Conforme Paulo Priante, gerente de Inovação e Empreendedorismo da Unesc, também há um potencial de uso para o ensino e está nos planos da Universidade implantá-la nos próximos anos. “O HoloLens vai romper a ideia de mundo em duas dimensões. Esta tecnologia mostra o que realmente é a realidade, algo muito mais complexo, expansivo e repleto de possibilidades do que imaginamos”, destacou.

Gonçalves lembra que a tecnologia ainda tem muito a evoluir, e pode, em um futuro breve, estar presente no dia a dia. A Feira de Inovação está inserida na SCT (Semana de Ciência e Tecnologia). O evento realizado pela Unesc tem patrocínio do Crea/SC (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia de Santa Catarina); apoio do CNPq (Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico), Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), Fapesc (Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina) e da empresa Biozenthi.

Vinculados à Universidade, são parceiros a Itec.in, ADITT (Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia), Instituto de Idiomas, Núcleo de Empreendedorismo, NIT (Núcleo de Inovação e Tecnologia), Observatório de Desenvolvimento Socioeconômico e Inovação e Neab (Núcleo de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas). A parceira externa ficou por conta da DRIN – Inovação e Negócios, Comitê de Implantação do Centro de Inovação de Criciúma, Prefeitura Municipal de Criciúma e a Câmara Municipal de Criciúma.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo