Política

Sugestões do Banco de Ideias Legislativas são apresentadas na Câmara fumacense

Sugestões do Banco de Ideias Legislativas são apresentadas na Câmara fumacense
SAMUEL WOYCIEKOWSKI / CMMF

O Banco de Ideias Legislativas recebeu suas primeiras sugestões que foram colocadas em pauta em Sessão Ordinária e aprovadas pelo Legisladores fumacenses.

As primeiras sugestões registradas no Banco de Ideias Legislativas foram apresentadas e aprovadas em plenário, na Sessão Ordinária, ocorrida no dia 23 de novembro. O Banco está disponível no site oficial da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça para participação popular. Houve cinco participações, que foram encaminhadas para o Chefe do Poder Executivo através de indicações.

Duas delas foram enviadas por Mario Sérgio Rosso Bortolatto: a criação de curso sobre empreendedorismo, na Escola Profissional “Idalina Machado de Freitas”, e a retirada das árvores ao longo da via férrea, que estão localizadas na calçada. Segundo Mário, as árvores dificultam a prática de atividade física, como caminhada e corrida. “Sugiro o plantio, entre a calçada e a via férrea, de árvores de baixo porte, frutíferas, como pitangueiras, por exemplo”, afirma. As sugestões foram apresentadas através das indicações números 617/2021 e 618/2021, respectivamente.

A indicação nº 616/2021 foi sugerida por Gercino Tadeu De Oliveira Araujo para que sejam feitas a manutenção e revitalização constantes das vias públicas municipais, inclusive, provendo por estrutura e sinalização renovadas e aumento no investimento nos setores da segurança pública, saúde e educação fumacense. “Resido aqui, em Morro da Fumaça, há exatos 6 anos, e já me sinto um cidadão fumacense. Me preocupo quando ando na nossa cidade”, disse ele, em sua ideia legislativa.

Suellen Resende de Souza Klima, moradora do bairro Linha Barracão, participou da Sessão Ordinária, com sua ideia apresentada e aprovada através da indicação nº 615/2021. Na sugestão encaminhada pelo site, Suellen sugeriu que o Poder Executivo institua política municipal de apoio, incentivo e fomento ao turismo rural, com ações, como: visitas pedagógicas e escolares em propriedades rurais; dia de atividades voltadas à natureza (plantio de árvores, hortas e pomares); piqueniques, café colonial na roça (ao ar livre) e ensaios fotográficos; rota turística. “Medidas essas que podem auxiliar na geração de renda aos produtores, fortalecer as comunidades rurais e atrair mais turistas ao meio rural e cidade em geral”, afirmou.

O Presidente do Observatório Social, Marcio Meneghel, apresentou a ideia baseada nas visitas técnicas realizadas pelo órgão em obras públicas. A Ideia Legislativa foi apresentada através da indicação nº 614/2021. “Sugerimos que seja elaborado projeto de lei para que sejam feitas algumas exigências aos profissionais responsáveis pela elaboração de projeto de obras públicas no município de Morro da Fumaça”, explanou.

O Vereador Ricardo Guedin (PP) comentou sobre a participação dos cidadãos através do Banco de Ideias Legislativas, na Sessão Ordinária. “São excelentes ideias, que podem contribuir com nosso município. Qualquer cidadão que quiser participar, será bem-vindo. Vamos sempre analisar cada ideia e encaminhar para o setor competente”, ressaltou.

O Presidente do Legislativo, Luciano Formentin Pereira (PSL), parabenizou os cidadãos que participaram do Banco de Ideias e também o vereador Robson Francisconi (PP) pela iniciativa do Banco. “Às vezes, a população não tem acesso ao vereador por questões diversas, sendo o Banco de Ideias uma possibilidade de qualquer morador de Morro da Fumaça participar e colaborar com as pautas do Poder Legislativo. Tenho certeza que o Prefeito irá olhar todas as sugestões da população com carinho”, disse.

Banco de Ideias Legislativas

O site oficial da Câmara de Vereadores de Morro da Fumaça conta com o ‘Banco de Ideias Legislativas’. A página foi instituída mediante a Resolução nº 14/2021, apresentada pela Mesa Diretora do Legislativo fumacense e aprovada por unanimidade na Sessão Ordinária. A ideia partiu após aprovação de um requerimento de autoria do vereador, Robson Francisconi (PP).

Qualquer cidadão, quando acessar o site oficial da Câmara de Morro da Fumaça, poderá participar e interagir com as atividades do Legislativo, inclusive, podendo apresentar sugestões e reivindicações de interesse da sociedade. O link para acesso ao site é: www.camaramf.sc.gov.br/

O vereador Robinho afirmou que o link é mais uma forma de aproximar o cidadão fumacense do Legislativo. “Nem sempre o cidadão tem o contato dos vereadores ou consegue participar, pessoalmente, de uma Sessão Ordinária para sugerir uma ideia. Trata-se de uma ferramenta que irá facilitar a participação popular. Há tantos projetos que podem ser implantados e ninguém melhor que o cidadão para sugerir o que é bom para a cidade ou comunidade onde mora”, explicou.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo