Economia

Sicredi expande e alcança nacionalmente a marca de 5 milhões de associados

Sicredi expande e alcança nacionalmente a marca de 5 milhões de associados
GIOVANA PEDROSO / ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

Com um modelo no qual os associados são donos do negócio, instituição segue crescendo e ampliando a presença em diferentes regiões do Brasil.

O Sicredi, instituição financeira cooperativa pioneira do segmento no Brasil, ultrapassou neste mês a marca de 5 milhões de associados. Com um modelo de gestão que valoriza a participação dos associados, os quais têm direito a voto nas decisões da sua cooperativa e participação nos resultados, hoje o Sicredi está presente em 24 estados brasileiros e no Distrito Federal.

Desta forma, a instituição contribui para a expansão do cooperativismo de crédito no Brasil, segmento surgido em 1902 com a fundação da cooperativa Sicredi Pioneira RS, e que já conta com mais de 11 milhões de adeptos no Brasil, segundo o Banco Central.

“Enquanto segmento, temos ainda um grande espaço no Sistema Financeiro Nacional para conquistar e acreditamos que o crescimento da nossa base de associados, além de contribuir para a expansão do  cooperativismo de crédito, também está em sintonia com a nossa premissa de estarmos próximos aos associados”, explica Manfred Alfonso Dasenbrock, presidente do Conselho de Administração do Sicredi (SicrediPar), da Central Sicredi PR/SP/RJ e integrante do Conselho Mundial das Cooperativas de Crédito (WOCCU).

O impacto positivo da atuação das cooperativas de crédito nas regiões onde atuam acontece não somente em função dos produtos e serviços financeiros, mas também pelo envolvimento com a comunidade por meio de iniciativas de viés social. O estudo “Benefícios Econômicos do Cooperativismo de Crédito na Economia Brasileira”, realizado pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe) e que avaliou dados econômicos de todas as cidades brasileiras com e sem cooperativas de crédito entre 1994 e 2017, cruzando com informações do IBGE, chegou à conclusão de que, em média, o cooperativismo de crédito incrementa o PIB per capita dos municípios em 5,6%, cria 6,2% mais vagas de trabalho formal, além de aumentar o número de estabelecimentos comerciais em 15,7%, estimulando, portando, o empreendedorismo local.

Expansão Nacional

Além da presença em cidades interioranas e com forte atuação no agronegócio, o Sicredi vem investindo na abrangência nacional, incluindo grandes centros urbanos. Em 2017, a instituição se expandiu para as regiões Norte e Nordeste do Brasil e inaugurou a primeira agência na cidade de São Paulo, localizada na Avenida Paulista.

Em fevereiro, a instituição chegou à marca de 2 mil agências no Brasil e pretende inaugurar mais de 250 novas agências ainda em 2021.

Atuação local

A atuação local do Sicredi ocorre por meio das suas cooperativas. Nos 45 municípios do sul catarinense, a Sicredi Sul SC cumpre esse papel. Com a inauguração de três novas agências na região, previstas para 2021, a Instituição regional também celebra a marca de 5 milhões de associados em todo o país. “São conquistas que comprovam o fortalecimento do cooperativismo financeiro e do sistema do qual fazemos parte. O Sicredi reafirma o quanto é tradicional e ao mesmo tempo focado no crescimento para atender com proximidade um número cada vez maior de associados”, completa Aloísio Westrup, presidente da Sicredi Sul SC.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo