Saúde

Setembro Amarelo: profissionais da saúde de Morro da Fumaça recebem capacitação

Setembro Amarelo: profissionais da saúde de Morro da Fumaça recebem capacitação
Gustavo Milioli / PMMF

Iniciativa pretende levar a todas as áreas da rede municipal de saúde informações importantes sobre saúde mental e prevenção ao suicídio.

Muitas vezes, um paciente com sinais de depressão não procurará em um primeiro momento um psicólogo ou psiquiatra. O primeiro ‘ombro amigo’ pode ser a enfermeira do posto de saúde, o dentista, ou a agente de saúde. Para refletirem sobre a temática, os profissionais de todas as áreas da Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça se reuniram nesta sexta-feira, 23, no Centro de Múltiplo Uso, para uma qualificação.

“Falar sobre suicídio, tristeza e sofrimento ainda é um tabu para muitas pessoas, até mesmo para profissionais da saúde. A campanha do Setembro Amarelo é importante para colocarmos luz sobre o problema, já que quando a pessoa em sofrimento tem espaço para expressar o que está sentindo, ela fica mais protegida”, destaca Felipe Pedroso, psicólogo e coordenador do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), que atualmente atende cerca de 150 pessoas.

De acordo com o psicólogo, no encontro foram repassadas informações sobre a prevenção ao suicídio aos profissionais que não são ligados à área da saúde mental. “É muito importante que todos que trabalhem na rede pública saibam como lidar com os pacientes que estão enfrentando este tipo de sofrimento”, destaca.

No CAPS de Morro da Fumaça, a instituição realiza diversas dinâmicas em grupo, com oficinas de artesanato, atividades terapêuticas e educativas, consultas com terapeutas e psiquiatras, além de atendimentos domiciliares.

“O nosso CAPS conta com uma equipe qualificada de prontidão para bem atender toda a comunidade. Assim, conseguimos reduzir o número de internações psiquiátricas e promovemos uma melhora na qualidade de vida do paciente e também dos familiares”, comenta Marijane Felippe, secretária do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo