Geral

Sementes de pastagens são entregues a produtores

Sementes de pastagens são entregues a produtores

Agricultor na localidade de Linha Torrens, Vital Cizeski, foi um dos primeiros a sair da Cooperativa Auriverde na manhã desta quarta-feira, dia 17, com sementes para o plantio da pastagem que alimentará a sua criação de gado nos próximos meses.

Além de Cizeski, muitos outros fumacenses que tiram o sustento do campo serão beneficiados a partir do subsídio de 50% de sementes necessárias ao plantio anual de dois hectares. “Todo apoio é muito bem vindo. Algumas pessoas pensam que é pouco, mas para nós significa muito. É só fazer as contas e percebemos que teremos economia devido a este auxílio”, fala Cizeski.

A ação é possível através da alteração da Lei nº 1.522/2012 proposta pelo prefeito Noi Coral e aprovada pelo Legislativo. O texto estabelece a Política Municipal de Apoio ao Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária e a iniciativa do Chefe do Executivo mudou o Artigo 7, que autoriza o Governo Municipal a fornecer aos produtores sementes de pastagens. Porém, a lei de 2012, autorizava que somente aqueles que mantêm a atividade leiteira recebessem o benefício, algo que mudou a partir da proposta de Coral, beneficiando também os criadores de gado de corte.

O prefeito Noi Coral destaca a importância da valorização dos agricultores. “Esta também é nossa bandeira. A nossa administração, preocupada com a produção do gado de leite e de corte neste inverno, organizou o subsídio de sementes de aveia e azevém. Este é o primeiro projeto de subsídios de sementes, vamos observar a demanda deste ano, e para ano que vem prepararmos um programa de entrega maior e com outros tipos de sementes também”, cita.

Como e onde se cadastrar

Ao todo, mais de 60 famílias de agricultores devem ser beneficiadas com a iniciativa. Somente em 2019, o Governo Municipal, por meio do Departamento de Agricultura, irá disponibilizar R$ 10 mil para este fim.

Para atender os dois hectares propostos pelo Governo, o produtor recebe quatro sacas de 40 quilos de aveia ou três sacas de 25 quilos de azevém.

Mesmo com a entrega das primeiras sacas de sementes, o cadastro dos produtores continua. Para obter o beneficio, os interessados devem procurar o Departamento de Agricultura do Município e ter em mãos o bloco de notas dos últimos dois anos, Declaração de Aptidão ao Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (DAP), inventário de animais, ainda estar em dia com a prefeitura. “Buscamos sempre contribuir com os nossos agricultores, prova disso é também a ampliação da compra de produtos da agricultura familiar para a merenda escolar, compra de novos equipamentos, entre outras coisas. Esta inciativa é mais uma prova da preocupação do Governo Municipal com o homem do campo fumacense”, pontua o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

A diretora de Serviços Rurais, Patrícia Coral, salienta que diversos pedidos já foram feitos. “Começamos com estes R$ 10 mil, mas é provável que se amplie. A nossa intenção é subsidiar a aquisição e sementes forrageiras de inverno, para que o produtor possa cobrir a falta de pastagem natural neste período, assim podendo manter ou até mesmo aumentar a produção de leite e carne em uma época historicamente de pouco pasto disponível”, comenta.

MARCIANO BORTOLIN

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo