Saúde

Secretaria de Saúde busca fumacenses que não compareceram para receber vacina da Covid-19

Secretaria de Saúde busca fumacenses que não compareceram para receber vacina da Covid-19
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

A importância da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) é reconhecida pela maioria das pessoas, mas algumas ainda não estão atendendo o chamado para serem imunizadas. Por isso, a Secretaria do Sistema de Saúde de Morro da Fumaça faz um trabalho intenso pela busca dos fumacenses que fazem parte dos grupos que devem ser vacinados, mas que não compareceram ao local indicado para aplicação da dose.

Esta busca ativa é feita diariamente pelos profissionais da saúde. “É uma verdadeira força tarefa. Fizemos ligações, as nossas Agentes Comunitárias de Saúde vão às casas mais de uma vez, entre outras ações que visam conscientizar os fumacenses da importância de se vacinar contra a Covid-19”, salienta a secretária do Sistema de Saúde, Marijane Felippe.

Trabalho intenso dos profissionais de saúde

Quando uma ação de vacinação é divulgada, os profissionais da secretaria iniciam os contatos imediatamente para informar as pessoas. “É fundamental que as pessoas entendam a importância de se imunizar. A nossa Secretaria de Saúde tem feito um trabalho exemplar, tanto nas ações de enfrentamento à pandemia, quanto na vacinação e nesta busca ativa por aqueles que não comparecem ao local da imunização”, fala o prefeito, Noi Coral.

Importância das duas doses

Para facilitar a imunização, Morro da Fumaça realiza ações em drive-thru em estrutura montada no Centro da cidade. Quando necessário, a vacina é aplicada na residência da pessoa, sendo que quem se nega a tomar assina um Termo de Recusa. “Muitas pessoas estão ansiosas para tomar a vacina, mas ainda não fazem parte do público alvo, então quem está dentro destes grupos que devem ser imunizados agora, não deixem de tomar. E é fundamental que receba as duas doses para completar o esquema vacinal, porque isso vai nos ajudar a superar a pandemia”, enfatiza o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

Ao receber a primeira dose, os fumacenses ganham um cartão de vacinação exclusivo da imunização contra o coronavírus que indica a data e qual a vacina recebida e seu respectivo lote. Este cartão, junto a um documento com foto, deve ser apresentado para receber a segunda dose.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo