Política

Saúde é prioridade para prefeito eleito Noi Coral

Saúde é prioridade para prefeito eleito Noi Coral

Desde que venceu a eleição no dia 2 de outubro o prefeito eleito de Morro da Fumaça, Agenor (Noi) Coral (PP), tem preferido o silêncio e buscado trabalhar diariamente para conhecer a realidade da administração municipal. Até o momento ele teve apenas uma reunião de transição, e os relatórios que foram recebidos estão sendo analisados pela secretária de administração de Criciúma, Dalvânia Cardoso.

Ela foi contratada, a princípio, para prestar assessoria neste período, mas já recebeu convite para integrar o secretariado de Noi Coral e do vice, Eduardo Guollo. “Ela ainda não decidiu. Estamos montando uma equipe enxuta, com apenas quatro secretarias: administração, obras, saúde e educação. Entendemos que é preciso enxugar a máquina pública para sobrar dinheiro para investimento”, comenta Noi.

A formação do secretariado deverá ser encaminhada em sreunião nesta quinta-feira (27), mas o anúncio oficial pode levar alguns dias. Noi Coral adianta que a prefeitura atenderá janeiro e fevereiro em meio período, mas no máximo a partir de março o atendimento será em tempo integral.

Ajuda de Brasília

A prioridade, segundo ele, assim que assumir efetivamente a prefeitura no dia 1º de janeiro é a saúde. “Essa área não pode esperar. 90% da reclamação da população está ligada à saúde, e nós vamos trabalhar forte neste quesito”, pontua.  O prefeito eleito esteve na semana passada em Brasília se apresentando aos parlamentares e conversando com deputados e senadores sobre a liberação de emendas para Morro da Fumaça.

Relação com a Câmara de Vereadores

Apesar de ter conseguido eleger apenas dois vereadores da sua coligação, ambos do PP, o prefeito eleito de Morro da Fumaça espera manter uma relação de cordialidade com o Legislativo. “Nós vencemos a eleição com discurso da mudança, mas para isso acontecer é preciso mudar a mentalidade. Dos nove vereadores, seis vão para o primeiro mandato, assim como nós. Esperamos manter a melhor relação possível”, pondera Noi.

A primeira demonstração desta nova relação que pretende criar será dada nas próximas semanas, num encontro que pretende organizar com todos os vereadores. “Vamos dialogar ao máximo. Não há mais espaço para bate boca. Precisamos construir uma família: os nove vereadores, eu e o Eduardo”, conclui. Em entrevista excluvisa ao site Morro da Fumaça Notícias, Noi aproveitou para parabenizar o novo veículo de comunicação da cidade.

Texto/foto: João Manoel Neto

Topo