Saúde

Samu de Morro da Fumaça ganha nova base

Samu de Morro da Fumaça ganha nova base
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

A partir de agora o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Morro da Fumaça passa a contar com uma nova base. O novo local permite, entre outros benefícios, respostas mais rápidas às ocorrências pelas quais os profissionais são acionados.

O imóvel, mais amplo e moderno está localizado na rua Deputado Antonio Guglielmi Sobrinho, no Centro do município e possui todos os cômodos bem estruturados e confortáveis, necessários para que a base seja qualificada pelo Governo Federal. “Com a nova sede, a equipe tem mais conforto e qualidade para estar bem para atender a população. Cada membro tem seu cômodo separado e sanitário, pois existem homens e mulheres na equipe, ficando assim mais confortável”, comenta o secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi.

O secretário lembra que percebeu a necessidade de mudança quando visitou a antiga base, logo que assumiu a pasta.  “Ouvimos as necessidades da equipe. Era um pavilhão que era dividido com a Polícia Civil e com o Corpo de Bombeiros, base essa inadequada, sem janelas, sem circulação de ar, aberta, sem privacidade, fria, sem iluminação adequada. Enfim não era um lugar apropriado para uma equipe que presta importantes serviços para toda população de Morro da Fumaça e região”, enfatiza.

Após levantar as necessidades, iniciou a procura por um local melhor. “Com o apoio da Administração Municipal, já deixando o meu agradecimento ao prefeito Noi Coral e ao vice Eduardo Sartor Guollo por terem entendido a necessidade, passamos a procurar um imóvel melhor, mais arejado, que proporcionasse melhores condições de trabalho, melhores acomodações, um ambiente onde a equipe pudesse ter mais qualidade de vida, que pudéssemos ter as nossas duas ambulâncias guardadas adequadamente em garagens”, explica.

Qualificação

Para adequação do imóvel, o Município investiu em pintura, garagem, totem, pátio, mobília, entre outros. “O Samu é um serviço de grande importância não só para Morro da Fumaça, mas também para toda a região. Possuímos profissionais qualificados e dedicados, comprometidos com o bom desempenho de suas atividades. Estas qualidades transformam Morro da Fumaça em referência neste serviço em Santa Catarina. Esta nova base irá melhorar ainda mais este trabalho exemplar. Um local amplo, bem localizado, que irá melhorar o tempo de resposta”, relata o prefeito, Noi Coral.

Trajetória com mais de 12 mil atendimentos

O Samu de Morro da Fumaça foi criado em 2005, passando a operar em 2006. Desde então, já foram atendidas mais de 12 mil ocorrências, sendo que em 2019, foram 762, na Associação dos Municípios da Região Carbonífera (Amrec) e na Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel). Em média, são mais de 60 atendimentos por mês. “Estamos felizes em concretizar mais esta ação, pois quem ganha são os profissionais e toda a comunidade atendida por eles. Seguiremos investindo, melhorando ainda mais o trabalho desta equipe tão dedicada”, fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

 A coordenadora de Enfermagem do Samu Estadual, Adriana Martins, destaca a atenção voltada à unidade de Morro da Fumaça. “Ficamos contentes em ver que a gestão municipal tem este olhar para o Samu e busca melhorias para as equipes, para as condições de trabalho. Parabenizamos por esta ação. Isso faz com que os profissionais trabalhem com mais motivação, mais proatividade e isso reflete no atendimento ao cidadão que necessita do nosso serviço”, diz.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo