Geral

Samae segue trabalhando para que abastecimento seja normal no fim de 2020

Samae segue trabalhando para que abastecimento seja normal no fim de 2020
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

Modernização, redução de perdas e novos equipamentos são algumas das ações.

Depois de atuar para que não faltasse água no verão de 2019, pela primeira vez em muitos anos, o Samae de Morro da Fumaça trabalha para manter o bom abastecimento também no verão de 2020.

O órgão municipal segue com os constantes investimentos, o que vem sendo realizado desde a sua criação, em 2018. Entre as ações, aponta o diretor do Samae, Rogério Sorato, está a compra de um novo conjunto de motobomba para captação de água e a revisão de outros sistemas de bombeamento. “Estamos também fazendo a limpeza dos reservatórios, em um total de 1,15 milhões de litros de água. Além disso, já providenciamos estoque de produtos químicos para garantir o verão”, fala.

A modernização e aquisição de novos equipamentos é outra ação constante do Samae fumacense. Entre as novidades, está um novo filtro, mais moderno e com retrolavagem automatizada que está em fase de licitação e será instalado na Estação de Tratamento de Água (ETA), de Rio Vargedo, um investimento de mais de R$ 350 mil com recursos próprios. “Ele vai aumentar a capacidade de tratamento e produção de água tratada, melhorando ainda mais o abastecimento. Iremos trabalhar 24 horas por dia neste fim de ano com as equipes de plantão e a postos para assim passarmos mais um final de ano com abastecimento de água garantido para a nossa cidade”, ressalta.

Redução de perdas

O Samae segue ainda com pesquisa de vazamentos. “Estamos fazendo pesquisas de vazamentos em alguns bairros principalmente à noite, com o sistema de telemetria e macromedidores, inclusive o uso de geofone para detectar vazamentos, ações de redução de perdas que fazem a diferença”, ressalta o diretor do Samae.

Quando o Município assumiu o abastecimento de água, o sistema estava com 45% de perdas, ou seja, quase metade da água tratada estava sendo desperdiçada devido a vazamentos. “Hoje estamos com as ações de redução de perdas bem avançadas e estamos com 22% de perdas”, reforça Sorato.

Uso consciente

Mesmo com toda a dedicação do Samae, Sorato reforça o uso consciente da água por parte da população. “É muito importante o uso de forma racional. Também recomendamos que todos os usuários aproveitem o final de ano e façam a limpeza da caixa d’água, já que a legislação vigente recomenda a limpeza a cada seis meses”, cita.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo