Geral

Samae de Morro da Fumaça busca novas alternativas para o abastecimento de água

Samae de Morro da Fumaça busca novas alternativas para o abastecimento de água
MARCIANO BORTOLIN / PMMF

A estiagem tem atingido diversas cidades da Região Carbonífera e com Morro da Fumaça não é diferente. Para não deixar faltar água para os fumacenses, o Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Samae), trabalha dia após dia em busca de soluções e na realização de obras.

Um projeto que será colocado em prática agora é a captação de água em outros locais da cidade. Na manhã desta segunda-feira, dia 25, o prefeito, Noi Coral, o vice Eduardo Sartor, Guollo, o diretor presidente do Samae, Rogério Sorato e o coordenador da Defesa Civil, Natan de Souza, estiveram em alguns destes pontos. “A nossa intenção é executar estas obras, coletar água de outros locais para assim ter segurança no abastecimento. Quanto mais fontes, mais segurança para superar esta estiagem e não deixar a população sem água”, enfatiza o prefeito, Noi Coral.

Samae de Morro da Fumaça busca novas alternativas para o abastecimento de água

Trabalho constante

Além disso, o Governo Municipal realiza a licitação de poços artesianos.”O Samae já trabalhava constantemente antes desta estiagem, sempre monitorando e buscando novas fontes de água para garantir o abastecimento da cidade”, fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

O diretor-presidente do Samae, Rogério Sorato, diz que o órgão, em parceria com a Defesa Civil municipal vem monitorando diversos pontos desde dezembro do ano passado. “Fizemos licitações de tubos e outros materiais para realizar a coleta e agora é o momento de colocar estas ações em prática para evitar o racionamento de água. Esta chuva do último sábado foi pouca e o nível dos rios continua baixo”, destaca Sorato, acrescentando que a análise é feita em lagoas formadas em antigos locais de extração de areia que hoje estão desativadas.

“Esta água tem qualidade, é potável e nós conseguimos coletar e enviar para a estação de tratamento. Nos próximos dias colocaremos em prática um projeto para captar a água destes locais para que a gente evite o desabastecimento. Tudo que pudermos fazer iremos fazer. Já realizamos algumas análises e agora enviamos para um grande laboratório para fazer o estudo”, completa.

Há duas semanas, o Samae já realizou uma obra que contribui com o abastecimento de água da cidade: a construção de uma rede de 1,2 quilômetros que leva água até a Estação de Tratamento (ETA) da comunidade de Rio Vargedo, em Treze de Maio. Desde antes disso, o Governo Municipal já vinha atuando 24 horas por dia na transposição de água do rio até a ETA com um caminhão pipa.

Mesmo com todas estas ações, Sorato reforça a importância do uso racional de água. “Estamos trabalhando para que não ocorra o racionamento. Reforçamos que os cidadãos sigam fazendo o uso racional da água”, diz Sorato.

Samae de Morro da Fumaça busca novas alternativas para o abastecimento de água

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo