DAIANA CARVALHO / PMMF
Durante a reunião, representantes dos setores da indústria, turismo e comércio colocaram em pauta o planejamento estratégico.
A Sala do Empreendedor de Morro da Fumaça promoveu, nesta quinta-feira, 25, no Salão de Atos Octávio Naspolini, um encontro para debater e alinhar as próximas ações do Plano de Desenvolvimento Econômico Municipal (Pedem). A reunião reuniu representantes dos setores da indústria, turismo e comércio, que colocaram em pauta estratégias voltadas ao crescimento sólido do município.
Sob a orientação do consultor do Sebrae para o Pedem, Carlos Karam, os participantes realizaram uma releitura da Análise SWOT, instrumento que aponta pontos fortes, fracos, oportunidades e ameaças, com o objetivo de atualizar o mapeamento local e definir as medidas prioritárias para os próximos anos.
“Toda vez que a municipalidade tem a iniciativa de trazer os empresários para discutir prioridades, o município ganha com isso. Porque a maior participação significa uma visão compartilhada das nossas potencialidades e fragilidades e, mais do que tudo, todo mundo pode ser parte da solução. Todos podem contribuir com ideias e ações que venham a desenvolver economicamente aqueles eixos que são prioritários”, ressalta o consultor.
Já o coordenador de Desenvolvimento Econômico de Morro da Fumaça, Henrique Raldi, destaca que a participação dos empresários é um diferencial no processo de construção coletiva. “Esse processo é fundamental porque nos permite enxergar de forma integrada os desafios e potencialidades de Morro da Fumaça. Com o envolvimento dos diferentes setores, conseguimos planejar ações que realmente impactam o desenvolvimento econômico e social do município”, afirma.
A parceria entre o Governo fumacense com o Sebrae, tem sido uma importante aliada para o impulsionamento do desenvolvimento econômico da cidade. Por meio do Pedem, a iniciativa vem fortalecendo a cooperação entre poder público, iniciativa privada e sociedade civil, garantindo mais competitividade e qualidade de vida para a população fumacense. “Indústria, comércio, agricultura e turismo precisam caminhar juntos para gerar emprego, renda e qualidade de vida. Com diálogo e planejamento, construiremos uma cidade cada vez mais inovadora, competitiva e inclusiva”, pontuou o prefeito Eduardo Sartor Guollo, que fez questão de participar da noite de atividades e planejamento.
Atualmente, o trabalho está focado nos eixos da indústria, do turismo e do comércio. A expectativa é de que, nos próximos meses, haja uma participação ainda maior das empresas, e uma diversificação dos eixos de atuação.
