FERNANDA DE MAMAN / PMMF
Encontros mobilizaram a rede de proteção social formada por vários órgãos.
O Governo de Morro da Fumaça, através do Departamento de Assistência Social, promoveu, na última semana, reuniões com os órgãos e entidades que compõem a rede de proteção social para tratar de ações e estratégias para o monitoramento das pessoas em situação de rua no município. Somente em 2025, de janeiro a abril, o Creas de Morro da Fumaça atendeu 45 pessoas por meio da abordagem social.
A coordenadora de Assistência Social de Morro da Fumaça, Saionara Freitas, pontua que, atualmente, são acompanhadas 11 pessoas em situação de rua no município, mas que o número de abordagens sociais tem aumentado. “Estamos atentos e acompanhando a movimentação dessas pessoas em situação de rua, que, no verão, geralmente permanecem nas cidades do litoral, mas que, nos meses mais frios, procuram outras localidades. A rede de proteção social está vigilante, e estamos alinhando todas as ações para monitorar esse movimento”, explica a gestora.
Os dois encontros, promovidos em 22 e 25 de abril, reuniram representantes das equipes da gestão da Assistência Social, integrantes do Centro de Referência de Assistência Social (Cras), Centro de Referência Especializado de Assistência Social (Creas), da Secretaria de Saúde e do Centro de Atenção Psicossocial (Caps) de Morro da Fumaça, do Hospital São Roque e da Polícia Militar.
