Geral

Residências consumiram quase 30% a mais de energia no período de quarentena

Residências consumiram quase 30% a mais de energia no período de quarentena
FERNANDO MILITÃO / CERMOFUL

Enquanto isso, as indústrias e comércios reduziram significativamente o seu consumo

A pandemia do novo coronavírus alterou o dia a dia das famílias, fazendo com que a população fique mais em casa, seguindo a orientação dos órgãos de saúde. Com isso, também há um aumento significativo no consumo de energia elétrica entre as residências. Por exemplo, enquanto as crianças ficavam na escola e os pais no trabalho, a casa não estava consumindo, mas agora a situação é diferente.

Dados fornecidos pela Cooperativa Fumacense de Eletricidade (Cermoful) demonstram um aumentam no consumo de energia nas residências nas duas primeiras semanas de quarentena no mês de março em 29,36% a mais do que o mesmo período em fevereiro. Os números criam um sinal de alerta, pois apesar de diversas flexibilizações por parte das distribuidoras neste período, o consumidor não está isento do pagamento.

Conforme o analista comercial da Cermoful, Anderson Estácio, o número já era esperado diante do tempo que as pessoas passam em casa. “Nossa orientação é que fiquem atentos as dicas de economia de energia com ar-condicionado, ventiladores, geladeiras, chuveiro, entre outros equipamentos que consomem muito se usado de forma incorreta”, explica o analista.

Redução na indústria e comércio

Se as residências aumentaram o consumo, com a paralisação as indústrias e comércios puxam os números para baixo. Nas grandes indústrias a redução foi de 25,75%, já no comércio o decréscimo foi de 61,72%. “Percebemos a redução em todas as classes, com exceção na residencial”, diz Estácio.

O presidente, Ricardo Bittencourt, diz que a Cermoful está monitorando toda situação. Uma vez que os impostos estaduais, federais e municipais (iluminação pública) não têm redução, a cooperativa é quem vai ter de explicar toda a situação ao consumidor. “Estamos com o setor comercial pronto para atender as demandas e auxiliar qualquer pessoa que tenha dúvidas. Este é um momento delicado, a Cooperativa deve sofrer o impacto financeiro, mas vamos nos manter ao lado do associado”, destaca o presidente.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo