Cultura

Resgate da memória e identidade de Morro da Fumaça

Resgate da memória e identidade de Morro da Fumaça
Gabriela Recco

Quem gosta de cultura e de relembrar o passado da cidade de Morro da Fumaça, pode conferir, por meio de um acervo de fotos, no Café da Matriz, belas imagens que marcam memórias e fatos da cidade fumacense em décadas passadas.

“As pessoas chegam aqui e enquanto aguardam seu pedido ficam olhando as fotos, muitas admiradas com as imagens, outras relembrando histórias. Foi uma ideia muito especial. As pessoas aprovaram”, coloca Jaine Goulart, proprietária do Café da Matriz.

A ideia surgiu do seu esposo, Vitor de Souza Nandi. “Sou um apaixonado por antiguidades e história. Sempre busco por memórias e fatos da história do município no intuito de apresentar para as novas gerações e resgatar, através de fotos e relatos, o patrimônio histórico de nossos antepassados”, conta. Nandi é membro atuante da diretoria da Olaria das Artes e do conselho municipal da Cultura de Morro da Fumaça, e atuante no setor de cerâmica vermelha.

O acervo com 23 fotografias, restauradas em vários tamanhos e modelos, contendo informações e datas, encontra-se num espaço exclusivo, com boa iluminação e com acesso livre, localizado no centro de Morro da Fumaça. “A ideia de expor essa memória fotográfica aqui, aliada a um estabelecimento comercial gastronômico é porque há uma circulação significativa de pessoas, além de estar num local bem cuidado e valorizado. Também estamos localizados em frente à Igreja Matriz São Roque, um ponto turístico e religioso”, completa Nandi.

O projeto foi aprovado na Lei de Emergência Cultura Aldir Blanc. “Com esse projeto mantemos vivo um pedacinho da nossa belíssima cidade apreciando um maravilhoso café, nossas culturas, nossas lembranças e até mesmo alguns de nossos antepassados. A fotografia é como ferramenta de percepção do entorno da comunidade, levando-os a refletir sobre sua identidade cultural”, pontua Nandi.

O Café da Matriz fica localizado na Rua 20 de Maio, número 326, sala 2. O telefone de contato é o (48) 99699-4671 e quem quiser pode conhecer mais do trabalho no Instagram. 

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo