Segurança

Rede Catarina da Polícia Militar já atendeu 34 vítimas de violência doméstica neste ano

Viatura Polícia Militar
Gabriela Recco

O Programa Rede Catarina de Proteção à Mulher de Morro da Fumaça atende às vítimas de violência doméstica que possuem Medidas Protetivas de Urgência. O objetivo é a orientação com relação a seus direitos, além de prestar um acompanhamento individual e estar auxiliando nas particularidades que cada caso requer.

De acordo com a Polícia Militar, durante a pandemia os casos de violência doméstica aumentaram. “De janeiro deste ano até agora já atendemos 34 vítimas. Sendo que estamos acompanhando mensalmente 18 casos e 16 foram arquivados, seja por solicitação da vítima, seja por troca de município de endereço ou pelo principal motivo, o retorno do relacionamento com o agressor”, explica a Cabo Camila Vieira Azevedo, responsável pelo programa no município.

Ela ainda destaca que os atendimentos ocorrem de forma presencial. “A guarnição desloca até a residência, ou local desejado pela vítima, e, também, através de contato pelo app WhatsApp”, acrescenta a Cabo.

Botão do Pânico

O programa garante ainda, para as vítimas com Medidas Protetiva, o benefício do cadastro e utilização do “Botão de Pânico”, uma ferramenta disponibilizada no app PMSC Cidadão, para acionamento da viatura no local em que a vítima solicitar quando necessário, dispensando, nesse caso, a ligação para o 190. “Atualmente nove vítimas optaram por realizar o cadastro e ter a sua disposição essa ferramenta”, pontua Camila.

O programa Rede Catarina de Proteção à Mulher conta com as parcerias do Poder Judiciário de Urussanga, da Polícia Civil, CRAS, CREAS, CAPS e o Conselho Tutelar do município. “Apoios fundamentais para a execução do programa”, destaca.

Viatura nova

Através de uma emenda, a deputada estadual Ada de Lucca reforçou o dia a dia do Programa Rede Catarina em Morro da Fumaça, com uma viatura Jeep Renegade e uma motocicleta CB500. “Já estão sendo utilizados e que facilitaram ainda mais para que o serviço fosse prestado com a excelência que o município de Morro da Fumaça merece”, finaliza a Cabo Camila.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo