Colunistas

A reconstrução partidária

A reconstrução partidária

O MDB de Morro da Fumaça pode buscar algo parecido com o que fez o PP, nas últimas eleições, quando culminou com a eleição de Noi Coral. Me refiro à reestruturação interna. Pelo menos é o que o partido parece planejar. Ainda sem abrir o jogo sobre os nomes à disputa, o presidente Marcelo de Costa dá pistas sobre este raciocínio. Ele confirma que há um calendário onde a sigla planeja os movimentos, começando pela eleição do Conselho Fiscal da Cermoful. Também nem precisa dizer, pois todos sabem, que esta é uma etapa que serve de indicador de como será a eleição municipal. Assim como a disputa pelo Conselho Fiscal da Cermoful deve ter três chapas, a eleição de prefeito em outubro pode ter o mesmo cenário.

MDB busca o “seu Nói Coral”

Marcelo de Costa invoca o histórico “emedebista” citando fatos e conquistas do partido, começando pela própria herança familiar. Ao mesmo tempo em que resgata feitos de casa, sequer toca em alguns nomes mais recentes. Isso é por puro cuidado, pois falar nomes agora pode ser tiro no pé. Para quem observa o jogo de fora isso é forte indicativo de que o MDB se espelha no PP e quer ter o seu “Noi Coral” nas próximas eleições. Quer dizer, aposta que as credenciais do novo candidato sejam de menos tempo e estrada partidária, porém, que sejam do “cerne” emedebista. É uma evidente aposta de que o confronto nas urnas deve ser de “15” versus “11”.

Aprendendo com o erro

A maior lição que o MDB revela ter tirado da eleição passada é sabida por todos: ter optado pela vaga de vice do PSD, que estava disputando a reeleição. Por este fatos o partido vai se antecipar e dizer que terá candidato a prefeito. Lembrando que aquele jogo foi tão errado que a majoritária fez menos da metade do total de votos para vereador.

Referência

Outro fator cada dia mais flagrante em Morro da Fumaça é que todos querem se intitular um pouco responsáveis pela grande transformação que a Cermoful teve. Se até a última eleição ela significava um “galho solto” hoje ela é a âncora no município. Trata-se na melhor referência de gestão.

Justiça

É natural que todos reivindiquem a sua participação na transformação da Cermoful, quando se trata de buscar credenciais para disputar uma eleição, mas é bom lembrar que o que de fato transformou a cooperativa foi a sua profissionalização. Saiu de uma das mais complicadas para a melhor da região e uma das melhores do Estado.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo