Colunistas

Quando a orquestra toca afinada

Quando a orquestra toca afinada

Em Morro da Fumaça as sedes dos Poderes são de “parede e meia”. Dá para, “quase”, ouvir o que se passa na sala ao lado. Se há independência dos Poderes, eis o primeiro motivo para se pensar que ambas as casas precisam ficar um pouco mais longe da outra. Ou seja, está na hora de pensar em casa nova para Executivo e Legislativo.

Sempre digo que Prefeitura e Câmara devem ficar, nem tão perto que pareça um o “puxadinho” do outro, nem tão longe que não se conversem. Digo isso porque nesta quinta-feira fiz uma demorada visita à parede mais do lado dos trilhos, a da Câmara de Vereadores. Há duas semanas tinha estado no outro lado, no gabinete do prefeito, que me recebeu ao lado do vice. Pois o presidente da Câmara, Álison Félix Bertan (PL), me recebeu ao lado do ex-presidente Miguel Zaccaron (PSD). Tão bem sintonizados como estão o prefeito Noi Coral (PP) e o vice Eduardo Guollo (PP), estão os vereadores, presidente e ex-presidente.

O que isso significa?

Percebo que entre uma parede e outra existe um desejo enorme de que os grupos políticos não se distanciem. Para não forçar muito a mente de quem lê a coluna, vou ser mais direto: me parece que do lado da Câmara há muito mais gente com vontade de estar do outro lado da parede. Primeiro é bom dizer que Álison e Zaccaron devem estar no mesmo partido até o final do mês que vem. Em segundo lugar me atrevo a dizer que se não houver espaço para todos estarem no mesmo lado, o PSD pode se apresentar como terceira via.

Isso é dito

Como o prefeito Noi Coral tem sido categórico em dizer que a chapa se repete (Noi/Guollo), acho que a outra dupla (Bertan/Zaccaron), pode construir o que se apresente em 2020 como a terceira via. O que me parece evidente é que o PSD não vai repetir o erro de 2016: coligar com o MDB. A dupla Bertan e Zaccaron parece não ter pressa: podem esperar 2024. O que vale é que sigam sendo vistos como “o novo”.

Relembre

Lembre-se o fumacense que em 2016 Noi/Guollo se elegeram por dois motivos básicos: foram o novo e ganharam os votos de emedebistas que não aceitavam a aliança com o PSD. Não fosse este segundo item havia uma outra chapa que quase levou, porque era apenas o novo. É por este viés que devemos prestar atenção na sintonia estreita de Bertan/Zaccaron.

Relação com o Executivo

Mas a visita desta quinta-feira à Câmara de Vereadores me rendeu mais do que desconfianças e conclusões do que se lê nas entrelinhas. Rendeu-me a resposta à pergunta sobre como o Legislativo espera a relação em 2020. É de respeito à autonomia dos Poderes e desejo de harmonia. A Câmara conclui que o prefeito não tem do que reclamar em 2019 como não terá em 2020. E não é só porque o prefeito aprovou quase tudo, nem apenas porque nunca antes a Câmara devolveu tanto, mas porque os vereadores não parecem deixar dúvidas de que não querem atrapalhar a gestão, mas não vão deixar que o Executivo se intitule dono absoluto das vitórias da cidade. Afinal, por melhor que seja um Executivo, ele não avança se o Legislativo não quiser.

Bicudos se beijam, mas demora

Essa é do estoque de curiosidades. Sabe como foi a primeira conversa do prefeito e do novo presidente da Câmara de Vereadores? Um não ligou para o outro. Um esperou pelo outro. Afinal, o fumacense sabe que “Coral” e “Bertan” são do tipo “bicudo”, quando querem. Só se conversaram até que um foi estacionando o carro mais perto do outro. Um dia aquilo que é parede e meia virou porta batendo em porta no estacionamento. Conversaram e se visitaram.

Dá-lhe inaugurações

Nesta sexta-feira o prefeito Noi Coral inaugura a nova Estação de Tratamento de Água (ETA). Localizada em Estação Cocal, e com investimentos na ordem de R$ 500 mil oriundos do caixa próprio e resultado de uma grande “sacada” do prefeito que decidiu municipalizar o abastecimento de água, a unidade deve permitir uma bela festa. Semana passada foi assim com a inauguração da nova unidade do SAMU. Noi Coral diz que não gosta muito destas inaugurações, mas que elas selam a boa gestão dos recursos públicos isso não há dúvidas. Quer dizer, ele pode não gostar, mas não tem como não surfar nesta onda.

No Rádio

Eu estou todos os dias, de 7h às 10h no Programa João Paulo Messer, na rádio Eldorado AM 570 e FM 89,5, com estas e outras informações.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo