Saúde

Quais são os cuidados com o nosso sistema auditivo no inverno?

Quais são os cuidados com o nosso sistema auditivo no inverno?

Muitas pessoas adoram a chegada do friozinho, não é mesmo? O inverno traz aquele clima de aconchego, a coberta se torna a melhor amiga, o chocolate quente vira a bebida preferida e pratos como sopa e fondue passam a ser muito mais degustados. Porém, é nessa estação fria que devemos ficar mais atentos ao nosso sistema auditivo, já que ocorre o aumento de inflamações e infecções, como as otites.

Quando pensamos em otites, lembramos apenas das dores de ouvido sofridas por crianças. Entretanto, nessa época os idosos são os mais afetados por esse problema, dado o fato de terem o sistema imunológico mais frágil e com menos capacidade de defesa contra as agressões externas.

De acordo com o Institute of Health Metrics and Evaluation (IHME), a perda auditiva é a patologia mais frequente no mundo, sendo que a otite média pode ser responsável por essa situação.

Cerca de 60% dos casos de otites são diagnosticados no inverno e a explicação para esse fato está na diminuição das defesas das mucosas das vias aéreas.

Durante esse período, devemos também ter cuidado com as rinites, sinusites, resfriados e outras infecções, já que o nariz está ligado ao ouvido, e essas doenças respiratórias podem afetar a audição.

Em tempos fora da pandemia, as pessoas passam a frequentar mais ambientes fechados no inverno, o que aumenta consideravelmente o risco de transmissão de bactérias.

O ideal é evitar contato direto com pessoas que estejam doentes, ter cuidado com o vento e, ao sair, sempre proteger a orelha com toucas e manter a garganta e ouvidos bem aquecidos.

Diante disso, seguem alguns cuidados para realizarmos durante essas estações:

  • Seque bem os ouvidos após o banho

  • Evite usar cotonetes ou outros objetos finos para limpar os ouvidos. Estes podem empurrar a cera.

  • Para proteger os ouvidos do frio, use gorros ou “protetores de orelha”

  • Proteja-se de gripes e resfriados

  • Mantenha o nariz limpo, já que ele faz ligação com nosso ouvido.

  • Mantenha uma dieta rica em vitaminas

Caso apresente febre, dor, vermelhidão ou inchaço no ouvido, a melhor maneira é procurar um especialista no assunto, como o otorrinolaringologista.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo