Gabriela Recco / Fotos: divulgação
Morro da Fumaça vai receber no mês de maio o projeto “Una Giornata Italiana a Scuola” que teve início na última sexta-feira (7), em Urussanga. O projeto é uma iniciativa que está levando história, cultura e música para os estudantes da rede de ensino de Urussanga, Morro da Fumaça e Cocal do Sul, ampliando o impacto da ação cultural na região. Idealizado pelo músico Jair de Ávila, que neste projeto é o proponente e produtor, conhecido por seu trabalho de promoção de arte e cultura no sul de Santa Catarina, as apresentações acontecem de março até outubro de 2025.
“Una Giornata Italiana a Scuola” acontece em parceria com a banda Quartetto d’Italia e visa proporcionar uma experiência única aos alunos do ensino infantil, fundamental e médio nos municípios de Urussanga, Morro da Fumaça e Cocal do Sul.
Ávila destaca que a proposta vai além da educação formal, permitindo que os jovens compreendam a conexão entre o passado e o presente. “O projeto Una Giornata Italiana a Scuola é uma forma de resgatar a história de nossos antepassados e entender como o futuro que eles sonharam se tornou o presente em que vivemos hoje. Ao invés de uma rotina de ensino convencional, os alunos estão vivenciando uma verdadeira jornada sensorial que remonta a história dos imigrantes italianos que chegaram ao Brasil no século XIX “, afirmou.
O projeto foi desenvolvido pelo Programa de Incentivo à Cultura (PIC) do Governo do Estado de Santa Catarina e aprovado pela Fundação Catarinense de Cultura. A primeira escolar a receber o projeto foi da Escola E.B. Barão do Rio Branco.
Confira as próximas apresentações:
