Educação

Projeto Rondon: Fumacense faz parte do grupo de acadêmicos da Unesc e vai ao Meio-Oeste do Estado

Projeto Rondon: Fumacense faz parte do grupo de acadêmicos da Unesc e vai ao Meio-Oeste do Estado
Assessoria de Imprensa Unesc

Grupo vai realizar diversas oficinas com a população e é a primeira presencial desde o início da pandemia de Covid-19.

Acadêmicos da Unesc partiram na manhã desta terça-feira (23/08) para o Meio-Oeste catarinense, para mais uma grande missão: o projeto Rondon. Denominada Reencontro, por ser a primeira operação presencial após a pandemia, a edição terá atividades na região da Associação dos Municípios do Alto Vale do Rio do Peixe (Amarp) a partir de quarta-feira (24/08) até 3 de setembro, com o envolvimento também de estudantes de outras Instituições de Ensino Superior (IES).

Por ser a sua primeira participação no projeto, a mala levada pelo acadêmico do curso de Letras com habilitação em Inglês, Maicon Marques Frasson, estava carregada de expectativas e ansiedade. “Estou muito feliz e ansioso. Com certeza será gratificante e engrandecedor”, enfatizou.

O projeto, que tem como parceiros nesta retomada o Núcleo Extensionista Rondon (NER) da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), tem como finalidade desenvolver programas e projetos comprometidos com a inclusão social, com a produção e a disseminação do conhecimento para a melhoria da qualidade de vida das pessoas e para a formação do profissional cidadão.

Entre os eixos propostos estão: Meio Ambiente; Trabalho; Saúde; Cultura; Educação; Direitos Humanos e Justiça; e Comunicação. Nas oficinas ministradas para a comunidade estarão temas, como “Coleta de lixo e Conscientização sobre a separação do lixo”, “Artesanatos com material reciclável”, “Culinária – aproveitamento integral dos alimentos”, “Associativismo e cooperativismo como meio de geração de renda para a comunidade local”, “Educação sexual no contexto familiar para educadores e pais”, “Atividades físicas para a terceira idade e população especial”, “Bullying”, “Direito dos Idosos e das Mulheres”, entre outros.

Os acadêmicos, em parceria com o Poder Público e a comunidade, irão ainda revitalizar uma praça local, com o propósito de deixar um “marco” para a cidade. O Cine Rondon, que tem o intuito de levar outros olhares sobre o cinema, também está na programação.

“É um momento muito importante para acadêmicos que poderão vivenciar as realidades daquelas regiões. Eles conhecerão realidades e culturas diferentes, o que será uma experiência incrível e transformadora para cada um”, comentou a diretora de Extensão, Cultura e Ações Comunitárias da Universidade, Fernanda Sônego.

Conhecimento

Ao todo, a Amarp abrange os municípios de Arroio Trinta, Caçador, Calmon, Fraiburgo, Ibiam, Iomerê, Lebon Régis, Macieira, Matos Costa, Pinheiro Preto, Rio das Antas, Salto Veloso, Tangará, Timbó Grande e Videira.

Para a representante da atividade de extensão, Letícia Anselmo Manique Barretto, as expectativas são grandes. “Cada acadêmico da Universidade vai para um município diferente, justamente para ter essa vivência com outras realidades. As expectativas estão bem altas com atividades nos três períodos, sendo que cada cidade contará com o seu cronograma específico”, descreveu.

Ainda fazem parte desta comitiva, os acadêmicos Luiz Otavio de Mattia, do curso de Odontologia; Lara Naspolini Bernardo, do curso de Farmácia; e Eduardo Fioreze, do curso de Psicologia. A cerimônia de abertura será realizada em Caçador e a de encerramento, em Iomerê.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo