Educação

Projeto pedagógico “Morro da Fumaça: Vivências, histórias e memórias” encanta crianças da rede municipal

Projeto pedagógico "Morro da Fumaça: Vivências, histórias e memórias" encanta crianças da rede municipal
Gabriela Recco

A educação infantil da Rede Municipal de Morro da Fumaça está participando do projeto pedagógico ‘Morro da Fumaça: vivências, histórias e memórias’, com o objetivo de propiciar às crianças o conhecimento e a valorização do município. Um projeto desenvolvido que está trazendo muita ludicidade, diversão, histórias e memórias às crianças.

Por meio da iniciativa, proposta pela coordenadora pedagógica Araceli Frasson Damasio Coimbra, serão desenvolvidas atividades com foco nas histórias e memórias da cidade, na arte fumacense, nos produtos e alimentos produzidos no município e nas festividades tradicionais de Morro da Fumaça. O projeto teve início em maio e segue até 29 de julho.

Além disso, o projeto visa conhecer a cidade a partir da sua história e suas origens, ampliar o interesse pela cultura e participar dela, refletindo sobre a historicidade como um processo que se renova. “Levamos as crianças, por meio de saídas de campo, para conhecerem alguns pontos históricos de Morro da Fumaça, como o morro do hospital que deu origem ao nome da cidade. Mostramos a arquitetura, esculturas/monumentos. Trabalhamos também os símbolos oficiais do município. Tudo de forma lúdica”, conta Araceli.

A coordenadora pontua ainda que a proposta deste trabalho é fazer com que as crianças conheçam o próprio local de vivência para que, a partir disto, possam ampliar o conhecimento de mundo onde futuramente irão estabelecer diálogos capazes de construir significados, juízos de valor e apreciações. “Nossa meta é também mostrar o que Morro da Fumaça tem de melhor e a importância da preservação do patrimônio histórico e cultural”, explica.

Araceli conta, neste áudio, o sentimento das crianças. Ouça:

O projeto pedagógico envolveu além das crianças, seus familiares, professores e toda a comunidade fumacense. Ao todo são 11 escolas com a educação infantil que atendem crianças de 0 a 5 anos de idade. “Diversos artistas fumacenses visitaram as escolas e contaram suas histórias para as crianças. Uma troca de experiência muito valiosa”, coloca.

A última sequência do projeto, que acontece nesta semana, é sobre alimentação saudável. “Tudo será voltado aos alimentos produzidos aqui na cidade. As crianças irão visitar os sítios da agricultura familiar e o museu da Fumacense Alimentos”, coloca a coordenadora. “Para trabalhar com a educação infantil, tudo parte de histórias infantis e assim estamos realizando este projeto”.

Em sua reta final, o projeto pedagógico contou o apoio da Secretaria do Sistema de Educação. “Quando apresentamos o projeto para os professores, foi muito bem aceito. Tivemos apoio de todos. Nossa equipe é muito engajada. Só temos a agradecer. Mas, a parte mais fantástica desta experiência foi acompanhar de perto cada olhar admirado e apaixonado das nossas crianças. Elas compreenderam o objetivo de cada ação, de cada visita. Tenho certeza que criaram lindas memórias em relação a cultura e história fumacense, que as acompanharam para a vida toda”, finaliza Araceli.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo