Saúde

Projeto Morro da Fumaça + Saudável estimula a prática de atividade física entre a população

Projeto Morro da Fumaça + Saudável estimula a prática de atividade física entre a população
Gustavo Milioli / PMMF

Iniciativa começa na próxima segunda-feira, 4, em quatro locais diferentes.

De acordo com o Ministério da Saúde, 15% das internações no Sistema Único de Saúde (SUS) são decorrentes da falta de atividades físicas. Diante deste cenário, o Governo Municipal dá início na próxima segunda-feira, 4, ao projeto Morro da Fumaça + Saudável. Uma educadora física do município, de segunda a quinta-feira pela manhã, irá liderar e orientar grupos para a prática de exercícios.

“Sabemos que a prevenção sempre é o melhor remédio. O esporte é uma terapia para o corpo e a mente, e um ótimo aliado da saúde e da qualidade de vida”, destaca o prefeito Noi Coral. “Agora, os cidadãos terão uma orientação profissional para deixar de lado o sedentarismo e, passo a passo, dar início a uma vida ativa fisicamente”, completa o vice-prefeito Eduardo Sartor Guollo.

Os encontros começarão a partir das 8h, seguindo o seguinte cronograma: na segunda-feira, no campo do Rui Barbosa, no bairro Monte Verde; na terça-feira, campo do Industrial, no bairro Naspolini; na quarta-feira, na Praça do Ginásio, no distrito de Estação Cocal; e na quinta-feira, na Praça do Esporte, no bairro Maccari.

“Haverá a aferição da pressão arterial antes do início de cada atividade, além de alongamento e aquecimento. O nosso foco está no público da terceira idade, mas toda a população é bem-vinda. Para participar, basta se juntar ao grupo, ou realizar uma pré-inscrição na Unidade de Saúde do seu bairro para conseguir mais informações”, explica Marijane Felippe, secretária do Sistema em Saúde de Morro da Fumaça.

A prevenção à doenças crônicas não transmissíveis está diretamente atrelada à prática de atividades físicas. Os efeitos da diabetes, hipertensão e doenças cardiovasculares e respiratórias podem ser minimizados caso o paciente mantenha o esporte na própria rotina.

“É claro que ter uma alimentação saudável, não fumar e dormir bem são outros hábitos diários que contribuem para uma vida saudável. Porém, sabemos que, em muitas vezes, a falta de orientação profissional é o principal entrave. Esse é o maior objetivo do Morro da Fumaça + Saudável”, comenta Camila Martins, coordenadora de Atenção Primária à Saúde.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo