Educação

Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense

Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense
Gabriela Recco

A E.E.B.M. Pietro Maccari desenvolveu no primeiro trimestre deste ano o projeto pedagógico “Eu comigo, eu com o outro e eu com a sociedade”. Diante disso, a turma do 5º ano vespertino, orientado pela professora Queila de Almeida Simões Zanatta e sua auxiliar de ensino Maria Eduarda desenvolveram diversas atividades com o objetivo de despertar a empatia em cada educando.

Todo assunto abordado em sala de aula procurou provocar nos estudantes a percepção sobre o mundo contemporâneo em que vivemos, onde as pessoas são cada vez mais classificadas pelo que possuem, pelo que consomem e não pelo que são. “As pessoas são valorizadas a partir do que aparentam e não pela essência de seu ser. Esse trabalho buscou mostrar que é preciso ter equilíbrio em tudo que fizemos, pensar no próximo, e acima de tudo valorizar o que há de mais importante nas pessoas”, destaca Queila.

Dentre tudo que foi proposto pela professora abordando atividades sobre Educação Financeira como gerir bem os gastos, priorizar o que é realmente necessário e repensar sobre o que é supérfluo, foi decidido criar a “Latinha Solidária”.

Essa latinha contou com a colaboração dos alunos e seus familiares, bem como dos funcionários da escola. O objetivo era fazer com que cada aluno por meio da reflexão repensasse em seu cotidiano o que realmente é necessário questionando-se: “Eu preciso realmente disso ou não?”

“Transformou-se o que é supérfluo para mim em algo necessário para o outro e assim depositando sua colaboração na latinha. Foi algo que rompeu as barreiras da escola, chegou até aos familiares dos alunos e modificou o modo de pensar deles. Fico muito feliz pelo resultado desse processo, em poder plantar uma sementinha de empatia no coração de cada um dos meus alunos”, comemora a professora Queila.

Todo valor arrecadado foi revertido em prol de uma família que possui filhos gêmeos, e um dos bebês inspira cuidados e de um leite específico. “Eu achei um ato muito bom da nossa parte por ajudar uma família que tem um filho com um problema de saúde muito grave”, coloca o aluno Enzo.

A aluna Maíra também compartilha o sentimento de alegria. “Eu achei interessante o assunto e o projeto que a professora deu. Foi divertido para fazer, e também para aprender sobre o sistema monetário e sobre ajudar quem precisa. Fiquei feliz porquê eu pude doar e ajudar pessoas”, finaliza.

Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense Projeto desenvolvido na Escola Pietro Maccari ajuda família fumacense

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo