Educação

Projeto Defesa Civil nas Escolas leva diversos ensinamentos aos alunos de Morro da Fumaça

Projeto Defesa Civil nas Escolas leva diversos ensinamentos aos alunos de Morro da Fumaça
Marciano Bortolin / PMMF

São cerca de 100 estudantes participando da iniciativa que será ampliada em 2022.

Alunos da Rede Municipal de Ensino de Morro da Fumaça receberam uma série de ensinamentos através do projeto Defesa Civil nas Escolas. Entre os encontros, um deles ocorreu na Escola Municipal Olivio Recco, que contou com a participação do coordenador Regional de Proteção e Defesa Civil, Rosinei da Silveira. “Esta escola está edificada próximo a um afluente do Rio Linha Torrens, inclusive em área sujeita a inundação e que já registrou a captura de um jacaré no pátio”, por isso a importância de levarmos os conhecimentos aos alunos”, comenta Silveira.

Os trabalhos foram conduzidos pelo coordenador Municipal de Proteção de Defesa Civil, Natan Felipe de Souza, que conectou os conceitos básicos de proteção e Defesa Civil com a realidade local e global e com conteúdos escolares. “Todos ficamos entusiasmados e felizes por ser contemplados com este projeto, pioneiro no Brasil. Os alunos que irão constituir o Núcleo Escolar de Proteção e Defesa Civil são os que estão participando do projeto”, salienta Natan, acrescentando que a iniciativa valoriza a identificação de riscos, a autoproteção e a prevenção. Quando trabalhamos com prevenção, ela começa na escola. Estamos criando cidadãos conscientes, que aplicarão na prática muitas das coisas aprendidas na escola”, completa.

No decorrer da experiência pedagógica também foi introduzida a informática, com a utilização da ferramenta Google Earth para dialogar com os alunos sobre áreas de risco em Morro da Fumaça. Neste momento, os alunos puderam identificar e perceber estes locais em 3D e identificar as questões de Morfologia e Hidrologia conectadas à Defesa Civil. “O Projeto Defesa Civil na Escola atingirá aproximadamente 100 alunos até o fim do ano, sendo ampliado em 2022. Uma iniciativa muito importante para conscientizar e levar ensinamentos aos nossos estudantes”, fala a secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo