Geral

Projeto aprovado no Legislativo propõe Programa de prevenção à saúde do caminhoneiro

Projeto aprovado no Legislativo propõe Programa de prevenção à saúde do caminhoneiro
Samuel Morgenroth Woyciekowski / CMMF

O mês previsto para implantação do projeto é novembro, que passará a constar no Calendário Oficial do Município.

A Câmara de Morro da Fumaça aprovou o Projeto de Lei nº 010/2022, de autoria do vereador Luciano Formentin Pereira (PSL), que institui o Programa de Prevenção à Saúde do Caminhoneiro(A), no Âmbito do Município de Morro da Fumaça. A proposição foi aprovada em Sessão Ordinária, dia 15 de março e na prática consiste na implementação de um mês específico, de cada ano, para o tratamento da saúde preventiva dos caminhoneiros(as) fumacenses.

O mês previsto no projeto é novembro, que passará a constar no Calendário Oficial do Município de Morro da Fumaça, inclusive no calendário oficial das ações da Secretaria Municipal de Saúde. “O texto do projeto dispõe que durante o mês de novembro deverão ser realizadas ações voltadas aos caminhoneiros de nossa cidade. Consultas médicas, exames clínicos de imagem e laboratoriais, com o objetivo de avaliar o estado geral de saúde e diagnosticar precocemente possíveis doenças”, diz o autor do projeto.

Além dos exames clínicos e atendimentos médicos, também estão previstas campanhas educativas, palestras, cursos, seminários, shows, passeatas, carreatas, ações sociais e demais atividades voltadas ao tema”, explica o vereador Luciano. “Os caminhoneiros passam a maior parte do tempo viajando, às vezes durante o ano enquanto estão no exercício da função acabam não dando tanta atenção para a saúde. O projeto quando estiver em vigor, servirá justamente como uma ação preventiva e de cuidado com a saúde desses importantes profissionais”, comenta.

Para a obtenção dos Direitos garantidos por esta Lei, o critério-base para os atendimentos será a apresentação da CNH que contenha as categorias: C, D ou E. Os caminhoneiros(as) que estiverem em viagem durante o mês de novembro poderão ter suas consultas e exames reagendados, conforme disponibilidade de agenda da Secretaria Municipal de Saúde.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo