Saúde

Programa Médico nas Creches beneficia mais de 250 crianças em Morro da Fumaça

Programa Médico nas Creches beneficia mais de 250 crianças em Morro da Fumaça
Marciano Bortolin – Assesoria de Imprensa

Intenção da iniciativa é criar um sistema de prevenção a doenças infantis por meio de atendimento médico em todas as creches da Rede Municipal de Ensino e conveniadas.

O Programa Médico nas Creches, estipulado em Morro da Fumaça através da Lei do Poder Executivo nº 1.931 de junho de 2019, já foi colocado em prática e beneficia mais de 250 crianças que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEIs) do município. A intenção da iniciativa é criar um sistema de prevenção a doenças infantis por meio de atendimento médico em todas as creches da Rede Municipal de Ensino e conveniadas. Para isso, profissionais da saúde visitam as unidades escolares mensalmente, momento em que realizam uma série de procedimentos. “Fizemos a avaliação antropométrica, verificamos a carteira de vacinação e se perceber alguma alteração, solicitamos aos pais que levem a criança em consulta pediátrica na unidade de saúde. Além disso, realizamos também orientações gerais para a equipe pedagógica”, explica a pediatra, Katrine Citadin.

A profissional enfatiza ainda que, além disso, é feita uma troca de informações entre os professores e a equipe de saúde sobre ações preventivas. “Estas iniciativas contribuem para um bom crescimento e desenvolvimento das crianças. O projeto é fundamentalmente preventivo e educativo, visando a promoção da saúde das crianças”, diz.

Crescendo de forma saudável

O programa conta ainda com enfermeira e uma técnica em enfermagem e presta atendimento de avaliação ponderal (peso e altura), nutricional, atualização de vacinas, além dos profissionais passarem orientações preventivas de diversas doenças aos monitores das creches que poderão posteriormente repassar aos pais. “A presença destes profissionais da saúde nas creches de forma mensal, além de prestar todo o atendimento aos alunos, lhes garantindo que cresçam saudáveis, levará informações importantes para os pais, contribuindo com o desenvolvimento de cada uma destas crianças”, fala o prefeito, Noi Coral.

O secretário do Sistema de Saúde, Robson Francisconi comenta que a secretaria possui toda a estrutura necessária e está preparada para prestar os atendimentos nas unidades educacionais. “Esta ação possibilita prevenir doenças infantis, atualizar as vacinas e ainda prestar uma série de orientações. O programa leva orientações importantes aos monitores e pais, possibilitando o acompanhamento, tanto no âmbito escolar, como em casa, possibilitando melhor qualidade de vida e crescimento saudável e de forma adequada a cada criança”, frisa.

Datas específicas

Todos os atendimentos acontecem em datas específicas, sempre sendo devidamente comunicados com antecedência para a direção da creche a ser visitada, e também expostos através de cartazes nos murais das escolas e demais órgãos públicos. “Levamos um verdadeiro consultório médico às creches, facilitando o acesso à saúde, focando na prevenção e também suprindo outras necessidades”, fala o vice-prefeito, Eduardo Sartor Guollo.

A secretária do Sistema de Educação, Greicy Salvador Zaccaron, lembra que, além dos atendimentos prestados às crianças, as orientações repassadas aos professores e diretores dos CEIs também são fundamentais. “Com isso, os profissionais da educação, que já têm grande cuidado com os pequenos, poderão ficar ainda mais atentos à determinadas situações, auxiliando de forma mais aguda algumas situações relacionadas a cada um dos alunos”, afirma.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo