Geral

Programa de Eficiência Energética nas escolas entrega cartilhas aos alunos da Pietro Maccari

Programa de Eficiência Energética nas escolas entrega cartilhas aos alunos da Pietro Maccari
COM INFORMAÇÕES E FOTOS DA CERMOFUL

A Cermoful, em parceria com a SATC, realizou a entrega de cartilhas e materiais do Programa de Eficiência Energética (PEE) nas escolas, que consiste na educação em forma de conscientização através do emprego de uma casa container eficiente itinerante como ferramenta lúdica de ensino sobre sustentabilidade e uso racional de energia elétrica para alunos e professores da rede pública de educação. Esta ação possibilitará aos alunos e professores a imersão em um ambiente que permitirá o contato com soluções tecnológicas e criativas voltadas para eficiência energética em residências e ambientes escolares.

O projeto contemplará quinze escolas da área de cobertura da cooperativa em parceria com as secretarias municipais de educação, com previsão para atender cerca de quatro mil alunos do ensino fundamental estimulando o consumo consciente.

Iniciados em 2020 e retomado recentemente com a volta das aulas semipresenciais em Morro da Fumaça, a Escola Pietro Maccari recebeu o projeto respeitando todos os cuidados e protocolos de segurança despertando grande interesse dos alunos. “Nossos alunos estão abrindo mão de aulas que eles gostam, como por exemplo a educação física, para participar e conhecer o projeto, já que as turmas precisaram ser divididas por conta da pandemia, isso por si só, mostra o nível de conscientização e maturidade que eles estão desenvolvendo”, pontuou Carla Recco, diretora da Escola.

Além da teoria, os alunos passam pelo processo de desenvolvimento criativo, através de atividades em pequenos grupos dentro e no entorno de um contêiner adaptado que se assemelha a uma casa, aprendendo como utilizar de forma consciente os principais equipamentos elétricos. “A casa eficiente e toda didática está organizada para que os estudantes possam multiplicar os seus conhecimentos recebidos em sua casa, na própria escola e na sua comunidade”, explica o engenheiro da Cermoful, Adelcio Cavagnoli.

O Presidente da Cermoful, Rudy Recco, também esteve presente na entrega das cartilhas acompanhado da equipe técnica da cooperativa, e falou da importância de a criança aprender na escola e multiplicar esse aprendizado em casa com todos os familiares. “Nosso foco vai muito além da educação, precisamos conscientizar que é preciso economizar, já que estamos passando pela pior crise hídrica do Brasil nos últimos 90 anos, por conta da seca nas regiões que possuem as usinas hidroelétricas, podendo comprometer todo o sistema nacional”, destaca Recco.

Em agosto o projeto desembarca na Escola Vicente Guollo, do Bairro Naspolini, para atender tanto os alunos como a comunidade escolar daquele educandário.

Programa de Eficiência Energética nas escolas entrega cartilhas aos alunos da Pietro Maccari

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo