Educação

Professor da Unesc toma posse no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia

Professor da Unesc toma posse no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia
ASSESSORIA UNESC

Evânio Nicoleit será empossado nesta quarta-feira, em Brasília. Ele foi eleito na última semana com expressiva votação em Santa Catarina.

As várias propostas pesaram, a bagagem profissional fez a diferença e o professor Evânio Nicoleit, da Unesc, foi eleito para ocupar cadeira no Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea). Na disputa com outros três concorrentes catarinenses da área de engenharia elétrica, no último dia 11, Evânio teve apoio maciço: conquistou 53,84% dos válidos. Com ele, foi eleito o suplente André Grigolo.

Evânio será empossado em sessão do Confea nesta quarta-feira (17/11) em Brasília. O mandato efetivo se estende de 1/1/2022 a 31/12/2024. “Em toda a campanha dissemos, com muito orgulho, que sou profissional da engenharia há 27 anos e professor na Unesc há 21 anos. Isso foi entendido pelos eleitores e nós obtivemos essa elevada votação”, comemorou. Nas suas propostas, Evânio pontuou cinco eixos. “A valorização profissional, das instituições de ensino, das entidades de classe, apoio à inovação e desburocratização e a busca de forte ação parlamentar em defesa das profissões”, afirma.

As atribuições do Confea

O professor observou que o Confea é o espaço onde são definidos os atos normativos, resoluções, pareceres e instruções que impactam a vida dos engenheiros, agrônomos e geocientistas, que somam mais de 1 milhão de profissionais em todo o Brasil. “O Confea baixa essas instruções e os conselhos regionais interpretam e aplicam para a fiscalização, com o conselho federal regulamentando o exercício das profissões”, observa.

O Sistema Confea-Crea, agora com a participação de um professor da Unesc entre seus 18 membros titulares, conta com integrantes representando categorias profissionais e instituições de ensino. “Eu sou ligado aos dois segmentos, mas fui eleito pela representatividade dos profissionais, no meu caso, da engenharia elétrica”, sublinha.

Formação e valorização

Evânio lembra a importância das instituições de ensino nesse processo de formação da mão de obra profissional na engenharia e agronomia. “A Universidade forma. Temos cursos de engenharia, vários, e levamos esse DNA de pesquisador, professor e gestor para o Confea, com a nossa caminhada na Unesc. Isso tudo esteve no nosso lema de campanha inclusive, os diferenciais que levamos para o Conselho”, pontua.

A valorização dos profissionais da área será uma bandeira prioritária do mandato do professor Evânio. “A gente precisa atribuir uma matriz de conhecimentos a cada atribuição, para que esse profissional tenha, na academia, todo o conhecimento necessário, valorizando as profissões e as instituições que trabalham pela excelência na formação”, relatou.

O novo conselheiro federal registra a atenção para com a qualidade dos cursos de engenharia, agronomia e geociências Brasil afora. “Para evitar que muitos estudantes sejam enganados, se matriculando em cursos sem qualidade e vendo um sonho profissional virar pesadelo. A educação é uma oportunidade de transformação social”, destaca.

Para o professor da Unesc, “engenharia, agronomia e geociências são questões de soberania nacional”. “Um país sem educação e sem essas áreas, uma engenharia que constrói e transforma, uma agronomia que produza alimentos, especialmente nesse momento que a gente passa, que a gente passou de pandemia, sem geociências que buscam e trabalham pela produção das nossas riquezas, sejam minerais, os nossos estudos socioeconômicos, uma série de coisas relacionadas a geociências, um país sem isso é um país sem futuro”, observa. “Fortalecer educação significa apostar no futuro do país, em um país que transforme engenharia e obras em riquezas”, completa.

O resultado da eleição

A Chapa 1, encabeçada por Evânio Nicoleit, com André Grigolo na suplência, somou 1.997 votos (53,84% dos votos válidos). Gilberto Vaz, titular da Chapa 3, somou 1.118 votos (30,14% dos válidos). Em terceiro ficou José Latrônico, da Chapa 4, com 451 votos (12,16%). Em quarto lugar, Thomaz Moojen, da Chapa 2, com 143 votos (3,86%).

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo