Trânsito

Procura por credencial de estacionamento aumenta em Morro da Fumaça

Procura por credencial de estacionamento aumenta em Morro da Fumaça
BEATRIZ COAN / PMMF

Emissões de 2023 já superaram ano anterior.

O Governo de Morro da Fumaça, por meio do Departamento Municipal de Trânsito (Demutran), produz credencial de estacionamento para idosos, deficientes físicos, pessoas com transtorno do espectro autista e com fibromialgia. A busca pelo documento, que regulariza o uso de vagas preferenciais, cresce a cada ano.

Conforme o coordenador do Demutran, William Bruning, a quantidade de credencial emitida nos primeiros seis meses de 2023 já superou o total do ano anterior. “Em 2022 foram produzidas cerca de 50 credenciais, neste ano nós já passamos de 75 emissões do documento”, revela.

O documento serve para facilitar a locomoção das pessoas, sejam elas motoristas ou passageiras, possibilitando o uso de vagas reservadas em locais de melhores acessos. “Somente na área central de Morro da Fumaça, existem mais de 20 vagas preferenciais. Além de autorizar o uso aqui na cidade, a credencial é válida por cinco anos em todo o território brasileiro, tanto para vagas públicas quanto em locais privados, como shopping e supermercado”, comenta Bruning.

Para solicitar uma credencial de estacionamento é preciso ir até ao Demutran com documento oficial com foto e comprovante de residência. No caso de pessoas com deficiência física, transtorno do espectro autista ou fibromialgia, também é preciso levar um atestado médico comprovando o quadro de saúde. Para os idosos, o documento é permitido para quem possui 60 anos ou mais.

A emissão do documento não tem custo para os moradores da cidade e podem ser utilizadas em diversos veículos. “A credencial deve ser colocada em cima do painel do carro, em local que fique visível pelo parabrisa, para sinalizar que o veículo está autorizado a estacionar na vaga”, explica o coordenador.

O Demutran funciona de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 12h e das 13h às 17h, no primeiro piso do Edifício San Valentin, localizado na Avenida Inocente Pagnan, nº 21.

Topo