Educação

Primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses está mais próximo de sair do papel

Primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses está mais próximo de sair do papel
ASSESSORIA UNESC

Previsão é receber as primeiras turmas em março; Professores e coordenadores estão em constante contato para a implantação.

O projeto do Programa de Pós-Graduação Associado em Sistemas Produtivos (PPGSP) segue sendo lapidado pelos professores e coordenadores das instituições de ensino envolvidas. Este é o primeiro Mestrado Interdisciplinar de universidades comunitárias catarinenses. O objetivo é receber os primeiros alunos em março de 2021. Até lá, a Universidade do Extremo Sul Catarinense (Unesc), a Universidade do Planalto Catarinense (Uniplac), a Universidade do Contestado (UNC) e a Universidade da Região de Joinville (Univille) seguem em constante trabalho.

Nesta quinta-feira (10/12) iniciou mais uma etapa de encontros para a implementação, desta vez na Unesc. A coordenadora geral do Programa, Cristina Keiko Yamaguchi, explicou que todos os 16 professores titulares do curso e um colaborador estão envolvidos nesta construção. “Este é um projeto totalmente diferente e inovador. E a maior inovação é também o grande desafio. Vamos unir regiões, culturas profissionais e processos de todo o estado”, explicou.

O PPGSP foi, recentemente, aprovado pela Capes (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior), vinculada ao Ministério da Educação, e vai ir além do ensino, desenvolvendo pesquisas que possam contribuir para a melhoria da qualidade e da produtividade dos diversos setores da sociedade. “É um projeto em rede que de forma objetiva contribui para o desenvolvimento de diferentes regiões do estado de Santa Catarina e o fortalecimento da Associação Catarinense das Fundações Educacionais (Acafe)”, destacou a pró-reitora Acadêmica da Unesc, Indianara Reynaud Toreti.

Conforme o coordenador do PPGSP na Universidade do Extremo Sul Catarinense, Leopoldo Pedro Guimarães Filho, a concretização do Programa, pioneiro na região, trará benefícios para a pesquisa e a produtividade nos diversos setores e regiões do estado. “Vai alcançar mais ou menos 90% da população de Santa Catarina, já que as instituições de ensino envolvidas estão nas regiões do Oeste, Planalto, Norte e Sul. Além disso, a chegada do PPGSP fortalece a área profissional, possibilitando um entendimento das potencialidades do estado”, afirmou Guimarães.

Também estiveram presentes os coordenadores do Programa na UNC, Jacir Favretto, e na Univille, Marcelo Leandro de Borba. Os interessados em estudar no PPGSP, podem entrar em contato pelo e-mail ppgsp@unesc.net.

You must be logged in to post a comment Login

Leave a Reply

Topo